Como se deu a segunda guerra mundial e suas consequências

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO SE DEU A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

1.0 Antecedentes:

1.10 O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha culpada pela guerra, criando uma série de determinações que visava enfraquecer e desmilitarizar esse país. Estabeleceu-se, entre outros arranjos territoriais, a devolução da Alsácia-Lourena à França e o acesso da Polônia ao mar por uma faixa de terradentro da Alemanha que desembocava no porto livre de Dantzig.
1.11 Nacionalismos e revoltas – defendia-se que tudo deveria ser feito para a nação, pois esta representava a mais alta forma de sociedade.
1.12 Totalitarismo nazi-fascista – durante o final da Primeira Guerra Mundial e início da Segunda, estruturou-se na Europa um fenômeno político conhecido comonazi-fascismo - movimento essencialmente nacionalista, antidemocrático, antio-operário, antiliberal e anti-socialista. O nazismo, surgido na Alemanha, fundamentou-se teoricamente no livro Mein Kampf (Minha Luta), escrito pelo ex-cabo da Primeira Guerra, Adolf Hitler, em 1923, e transformou-se em seu programa efetivo de governo, em 1933, quando assumiu o governo alemão.

1.20 Política deApaziguamento adotado por alguns líderes políticos do período entre guerras e que se caracterizou por concessões para evitar um confronto, não conseguiu garantir a paz internacional.
1.21 Fracasso da Liga das Nações órgão frágil, sem reconhecimento e peso, que deveria cuidar da paz mundial, mas que fracassou totalmente. Assim, consolidaram-se os regimes totalitários, que visavam sobre tudo aconquistas territoriais, processo que desencadeou a Segunda Guerra Mundial.
1.22 Japão invade a Manchúria em 1933 o Japão, mergulhado num militarismo ultranacionalista e descontente com sua limitada posição internacional.
1.23 A Itália invade a Etiópia em 1935.
1.24 Alemanha reincorpora o Sarre 1935 a Alemanha, desobedecendo as decisões do Tratado de Versalhes, reincorporou Sarreem 1935, restabelecendo o serviço militar obrigatório e em 1936 ocupou militarmente a Renânia-zona da fronteira francesa, desmilitarizada pelo Tratado de Versalhes.
1.25 Eixo Roma-Berlin 1936 com a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) deu a Hitler e Mussolini, associados ao militar golpista espanhol Francisco Franco, condições de testar seus novos armamentos e acabar com a nova RepúblicaSocialista Espanhola. Esse conflito resultou em mais de um milhão de mortos e consolidou a aliança Hitler-Mussolini.
1.26 Pacto Anti-Komintern 1936 O Japão, pouco depois, uniu-se aos alemães e italianos, já que, em sua expansão na Ásia, entrou em conflito com a União Soviética e outros países imperialistas ocidentais, Formou-se o Eixo Roma-Berlin-Tóquio. Os três países, que encontravam napassividade geral ânimo para novas invertidas territoriais e combater o comunismo internacional.
1.27 Japão invade a Indochina 1940.
1.28 Alemanha A primeira manifestação significativa da expansão nazista aconteceu na Áustria, onde os alemães penetraram progressivamente desde 1934 até sua anexação ao Terceiro Reich. Sob o pretexto de união germânica, o Fuherer efetivou oAnschluss (união alemã-austríaca). A meta seguinte era a Tchecoslováquia, sob o pretexto de que a região sul desse país – os Sudetos – contava com população predominantemente alemã.
1.29 Conferência de Munique Inglaterra e França, aliados na Primeira Guerra e responsáveis pela criação da Tchecoslováquia, alegando evitar uma confrontação geral, reuniram-se com Hitler e Mussolini, tendo Chamberlaincomo representante da Inglaterra e Daladier, da França, os quatro chefes de Estado firmaram um acordo que entregou os Sudetos aos nazistas, ampliando o território alemão em direção ao leste. Receosos das intenções nazistas, Inglaterra e França resolveram dar apoio e garantias ao governo polonês contra possíveis agressões estrangeiras, obtendo, ao mesmo tempo, a promessa da Alemanha de respeitar...
tracking img