Bulimia x anorexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bulimia X Anorexia



Alunos:

Bulimia x anorexia
Introdução
Ambos são distúrbios alimentares (anorexia e bulimia) de origem psicológica. Muito comuns entre jovens e adolescentes do sexo feminino, podendo também afetar alguns rapazes. Principalmente mulheres entre 15 e 35 anos. Iremos destacar a origem destes distúrbios que pode ser atribuídos à sociedademoderna ao qual vivemos. Aonde a preocupação com a aparência física e estética prevalece de forma importante.
Os transtornos alimentares estão presentes desde locais consagrados à santidade como é o caso dos conventos, na idade média, até nos dias atuais, com a imposição de uma sociedade consumista baseada em estereótipos ditados pela mídia. Se na antiguidade, o corpo era visto como objeto a serexpurgado para garantir a ascese espiritual, os santos jejuavam até adquirirem moléstias, hoje com as mudanças ocorridas na cultura, com novas tecnologias, novos valores, tais como o culto ao corpo esbelto/ideal de feminino magérrimo, representado principalmente pelas modelos. Outros fatores sociais e culturais de importância nesse quadro são as novas configurações do masculino/feminino. Há nívelfamiliar aconteceram também mudanças marcantes, favorecendo o aparecimento de novos comportamentos diante da sociedade. É dessa maneira que tanto a anorexia quanto a bulimia devem ser entendidas na contemporaneidade.
Com o enfraquecimento das relações afetuosas, sociais e laborais, as pessoas passaram a ter uma falta de identidade diante de um mercado cada vez mais promissor. Para adquiriridentidade é fundamental a disponibilidade de tempo e vínculos duradouros, o que é incompatível com o estresse do dia a dia. Assim o sujeito fica a mercê cada vez mais de um mercado devorador e para contornar seus sentimentos de angústias, tem no objeto comida, um controlador.
Tanto num caso quanto no outro sempre há presença de depressão. Nos dois casos, há perda de peso em excesso sem causaaparente. A pessoa desenvolve pavor a engordar é passa a se ver sempre gorda, mesmo quando o mais sincero de seus amigos e parentes lhe garante que ela não estar. Poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia (síndrome da distorção da imagem), dificuldade de ser aceito pelos grupos, ou em lidar com a sexualidade, podem ocorrer também por casos de abuso sexual ou de bullying. Na verdade nemsempre há uma explicação para esses tipos de transtornos, mas deve ser levado muito a serio. Pois os transtornos alimentares são hoje considerados uns dos maiores transtornos psicológicos da atualidade. Geralmente, pessoas que sofrem com a bulimia anorexia tentam esconder de seus familiares e amigos. No que impede o diagnostico e tratamento precoce. Bom, iremos explicar sobre cada um destestranstornos em sua individualidade.
Bulimia
E um distúrbio alimentar que tem como característica a vontade exagerada de comer seguida repulsa/culpa do alimento ingerido até provocar o vômito ou tomar laxante como forma de eliminá-los. A pessoa com esse distúrbio apresenta um grande sentimento de culpa e vergonha após alimentar-se e passa a viverciclo vicioso, de comer e vomitar. Mesmo a pessoa estando magra ela se vê gorda.

A pessoa com bulimia nem sempre emagrece. Ainda que ela induza o vômito ou use laxantes e diuréticos, entre 30% e 50% da alimentação serão absorvidas pelo corpo.

Como identificar uma pessoa com bulimia

* A pessoa arrumar desculpa para ir ao banheiro logoapós as refeições
* Ansiedade
* Compulsividade
* Dietas severas (intermediadas por repentinas perdas de controle que levam a ingestão de alimentos de forma exageradas)
* Grande variação de humor
* Inchaço anormal em volta dos maxilares
* Come frequentemente grandes quantidades de alimentos de forma compulsiva

Consequência da...
tracking img