Bulimia nervosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BULIMIA NERVOSA: O que se conhece a seu respeito?

Flávia Farias Prado[1]
Ivanna Nascimento Alcantara Silva[2]

Orientadora: Prof.ª Dra. Livia Godinho Nery Gomes

RESUMO

Este trabalho busca verificar o conhecimento das pessoas acerca da bulimia nervosa. Tendo como objetivos específicos, investigar os sintomas que caracterizam a bulimia nervosa; averiguar se bulimia nervosa pode serconsiderada um transtorno alimentar; constatar se o padrão do corpo magro exerce influência para o aparecimento da bulimia nervosa; verificar se os sintomas da bulimia prejudicam a qualidade de vida de quem tem esse tipo de transtorno. A bulimia nervosa é um transtorno alimentar o qual o indivíduo se utiliza de métodos compensatórios para eliminar tudo aquilo que foi ingerido em um momento decompulsão, sintoma este causado por uma ansiedade intensa. Nesta perspectiva, foram enfatizados os seguintes tópicos: bulimia nervosa: histórico e definição, tipos de bulimia, principais sintomas e causas e efeitos. Compreendeu a análise de dados vinte (20) questionários com perguntas abertas e fechadas sobre a temática, o tratamento dos dados foi feito com base na técnica da análise temática ou categorialde acordo com Bardin (2002), com pessoas diversas num shopping na cidade de Aracaju-Sergipe. A partir desta pesquisa foi observado que as pessoas possuem um conhecimento muito vago sobre tal transtorno, de forma superficial, e que só obtém informações sobre tal patologia através de reportagens exibidas pela televisão. Foi observado também que não importa o nível social da pessoa, pois oconhecimento acerca da bulimia nervosa é aproximadamente igual independente da classe e da faixa etária.

PALAVRA CHAVES: bulimia nervosa; transtorno alimentar; sintomas.

1 INTRODUÇÃO

De acordo com Rangé (2001) os transtornos alimentares caracterizam-se por uma grave perturbação do comportamento alimentar, embora pareçam ter aumentado de prevalência nos últimos anos, não é condição nova,um exemplo desses transtornos é a bulimia nervosa, que começou a ser mais conhecida a partir de 1940, quando foi descrita em combinação com a anorexia através do trabalho de Russel sendo este um marco importante na descrição da bulimia nervosa e na história dos transtornos alimentares de modo geral.

As crises de bulimia nervosa são tipicamente desencadeadas por circunstâncias de humordisfóricos, estados ansiosos e fome intensa. Estas podem proporcionar uma desatenção de pensamentos desgostáveis, pode diminuir sentimentos de fastio, isolamento e angústia (sendo uma maneira de se dar prazer, mesmo que de pequena constância) ou pode proporcionar alivio da rigidez e monotonia da dieta rigorosa. A vida do indivíduo que possui sintomas da bulimia nervosa gira em torno de pensamentose comportamentos alistados à comida e a beleza. Essas pessoas possuem inquietações exageradas com a figura corpórea e a perda de peso também não brota percepção de magreza satisfatória.

O objetivo do presente trabalho é verificar se a pessoas tem conhecimento do que é a bulimia nervosa. Tendo como objetivos específicos: investigar quais os sintomas que caracterizam a bulimia nervosa;averiguar se bulimia nervosa pode ser considerado um transtorno alimentar; constatar se o padrão do corpo magro exerce influência para o aparecimento da bulimia nervosa; verificar se os sintomas da bulimia prejudicam a qualidade de vida de quem tem esse tipo de transtorno e qual o tipo de acesso a informações sobre esse assunto que as pessoas têm.

Tendo em vista a temática do presenteestudo, esta pesquisa espera contribuir acerca de uma reflexão fundamentada através de estudo sistemático. O tema em estudo será norteado pelos seguintes questionamentos: As pessoas de um modo geral têm conhecimento sobre o que é bulimia nervosa? O desconhecimento sobre este tipo de transtorno é o fator que impede a detecção desse tipo de problema? Neste sentido, abordaram-se os seguintes...
tracking img