Budismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* O budismo surgiu na Índia, há cerca de 2.500 anos atrás. O budismo é uma antiga Escola de Sabedoria que se propõe a proporcionar ao homem a Sabedoria e a Serenidade, libertando-o da ignorância, dacólera e da cobiça.
* O Buda não é um deus, é um homem que atingiu o mais elevado grau de Sabedoria, Compaixão e Serenidade que um ser humano possa alcançar, no Budismo não existe o conceito deDeus.
*  Buda é o título dado ao Príncipe Siddhartha Gautama, também chamado Sakyamuni,reverenciado pelos budistas de todos os tempos como o Primeiro Mestre ou Mestre Maior.
* As civilizaçõesantigas raramente souberam tratar com justiça as mulheres, muitas vezes consideradas como seres inferiores. A atitude de Buda, no início de sua pregação, segue essa linha, como se vê num de seusprimeiros discursos: “As mulheres são malandrinhas, cheias de malícia e nelas é difícil encontrar a verdade”. Falando aos monges, afirma que não se debe nunca dirigir a uma mulher ou olhar para ela, a nãoser em caso de necessidade. Uma antiga lenda conta que a mudança deveu-se às insistências da madrinha de Buda, apoiada pelas razões do discípulo predileto Ananda, que pediam a fundação de uma ordemfeminina no monaquismo budista.
* No Budismo Shin do ponto de vista da religiao as mulheres participam em pé de igualdade com os homens, quer como monjas, quer como devotas leigas. Mas do ponto devista social, as mulheres ainda podem sofrer alguma discriminação, estas nao são discriminadas porque nas “escrituras budistas” está a recomendação para que isso aconteça, são discriminadas porqueesse é o comportamento daquela sociedade é um costume social que não se mistura necessariamente com a religião.
* No Budismo Shin, os monges e as monjas se casam. Shinran foi o primeiro mestrebudista a assumir publicamente o casamento, como monge.
* No Budismo Shin, hoje em dia, as vestes monásticas só são usadas para celebrar os ofícios e pregar o Dharma.
* Nas escolas budistas, a...
tracking img