Bubalinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bubalino Cultura

Os búfalos apresentam ótimas características zootécnicas, como a sua rusticidade, longevidade, adaptabilidade, prolificidade e precocidade. Alem de serem extremamente doceis.

A grande capacidade dos búfalos engodarem com forragens grosseiras, e converter pastagens nativas em ótimo ganho de peso. Muito útil em um país com as características como as do Brasil, no qualencontramos gigantescas áreas de pastagens naturais, ideais para a criação de búfalos.

A carne de búfalo e utilizada tanto na venda do produto resfriado ou congelado como, também, na produção de hambúrgueres, salsichas, etc. É uma carne considerada magra, com baixo teor de colesterol e com aspectos de gosto semelhantes ao da carne bovina. A produção de leite, que é consumido in natura ou utilizado naprodução da famosa muzzarela de búfala, que é um dos queijos mais apreciados e consumidos.

O sistema de criação predominante e o sistema extensivo, principalmente desenvolvido em pastagens nativas e de baixa qualidade.

Sao animais de pele preta e com poucos pelos também da cor preta, sofrem muito quando quando estao sob a luz do sol, o que agrava ainda mais é a dificuldade que os Bubalinostem de dissipar o calor estracorporeo, em funçao do reduzido numéro de glandulas sudoripara. Por esse motivo em seu ambiente criatorio, ele nécessita de açude ou lago para ficar mergulhado nas horas mais quentes do dia.

O manejo dos bubalinos também não apresenta grandes diferenças e exige apenas adaptações básicas. “Ele não requer nada de diferente em relação ao bovino de gado de cortetradicional, a não ser algumas pequenas adaptações ao curral e ao tronco de trabalho”. Segundo pecuaristas criadores de bubalinos em Nova Andradina.

A criação de búfalos é uma alternativa rentável, uma forma de diversificar as fontes de produção de carne e oferecer ao consumidor uma alternativa considerada mais saudável, em matéria de carne vermelha.

Historico Mundial.

A criação de búfalos euma atividade que vem sido desenvolvida durante milhares de anos em praticamente toda a Ásia, continente detentor de quase a totalidade do rebanho bubalino mundial (cerca de 150 milhões de cabeças, representando ao redor de 97% do total mundial).

O interesse pela criação de búfalos vem aumentando a cada ano em todo mundo. Embora o búfalo ainda seja um animal considerado exótico nos EstadosUnidos. A bubalinocultura vem crescendo ano a ano. O potencial do búfalo como animal do futuro já foi ressaltado nos EUA, tanto que em 1988 foi criada em Berry College em Rome, Georgia , a American Water Buffalo Association, cuja sede está localizada em Gainesville, Florida.

Segundo a FAO, em 1998, o rebanho de bubalinos era de aproximadamente 164,3 milhões de cabeças, representando cerca de 11%do rebanho bovino mundial, apresentando uma taxa de crescimento anual acima de 10%, em países como o Brasil

Fora do continente asiático vamos encontrar búfalos na Europa. O país europeu com maior interesse na criação de búfalos é a Itália, onde se desenvolveu o queijo Muzzarella, orginalmente feito com leite de búfala e muito apreciado comercialmente.

Tendo em vista as excelentes perspectivasde um ótimo mercado, os produtores por sua vez, embasados em pesquisas das mais competentes instituições, caminharam no sentido de incrementar a produção, tanto do leite e derivados, quanto a famosa carne “light”.

Bubalinocultura no Brasil.

Os búfalos no Brasil têm uma história bem curta, se compararmos ao tempo de exploração bovina em nosso país.

Com esse início “atrasado” no Brasil e aforte cultura de consumo de carne bovina, o tamanho do rebanho nacional de bubalinos e muito inferior ao de bovinos que, atualmente, é o maior do mundo.

Com a crescente tendência de consumo de carnes menos gordurosas, com baixos teores de colesterol e com alto valor proteico, o consumo de carne de búfalo esta crescendo tornando esta atividade pecuária cada vez mais atrativa para investidores...
tracking img