Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DO LITORAL DO PARANÁ
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA






















DIFICULDADES DE LEITURA: A QUESTÃO DA DISLEXIA















PARANAGUÁ
2009
INSTITUTO SUPERIOR DO LITORAL DO PARANÁ


ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA





nononononnoono









DIFICULDADES DE LEITURA: A QUESTÃO DA DISLEXIAMonografia apresentada como pré-requisito para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia do Instituto Superior do Litoral do Paraná.











PARANAGUÁ
2009

















































Agradeço a Professora e Orientadora Janimery Andradepelo apoio e encorajamento contínuos na pesquisa, aos demais Mestres da casa, pelos conhecimentos transmitidos, e à Diretoria da Pós Graduação do Instituto Superior do Litoral do Paraná, pelo apoio institucional e pelas facilidades oferecidas.










ii





RESUMO



O presente trabalho tem como finalidade apresentar as necessidades de compreender a aprendizagem da leiturae escrita, como também os fatores que interferem nessa aprendizagem, tendo como objetivo principal auxiliar o professor e a criança portadora de dislexia. O estudo será de cunho bibliográfico, através de pesquisa em livros, revistas, periódicos, internet, enfim, literaturas pertinentes ao tema. A pesquisa bibliográfica não pode deixar de conter explanações e estas devem seguir um fluxo quefacilite a compreensão e a aplicação. É muito comum encontrar nas séries iniciais crianças portadoras de dislexia. Sendo assim, há grande preocupação por parte dos educadores quanto a trabalhar com tais crianças no processo de ensino-aprendizagem. A aquisição da escrita, um fenômeno complexo e ainda não totalmente compreendido, tem sido, nos últimos anos objeto de muitas publicações das diversas áreasque a ela estão relacionadas. Para os disléxicos mentalmente normais do ponto de vista intelectual, essas dificuldades são consideráveis e persistentes, é uma conquista que exige esforços muitas vezes mais redobrados. Ajudar a criança a vencer esses obstáculos é, nas duas situações, um problema essencialmente pedagógico; ela está relacionada com a forma de abordar o conteúdo utilizada no processoensino-aprendizagem. Entretanto, a prática do professor não deve ser condenada, precisa ser analisada e superada em seus aspectos de maior fragilidade teórico-prática. Neste contexto de erros e acertos, todo educador deseja que seu aluno se aproprie do conhecimento. Conclui-se, então, que pelos métodos e processos, o professor tem possibilidades de propiciar uma situação para aprendizagem daleitura e da escrita, de maneira que permita, além do desenvolvimento das áreas deficientes, o desenvolvimento da totalidade da pessoa do aluno que, sem dúvida, seguirá com atrasos específicos mas, de qualquer modo, com proveito.

Palavras Chave: Deficiências; dislexia; tratamento; professores; ensino-aprendizagem.




















iii

SUMÁRIO

RESUMO iiiINTRODUÇÃO 01

CAPITULO I 03
A APRENDIZAGEM: CONCEITOS E PROBLEMAS 03
1.1 O Ato de Aprender 03
1.2 Integridades Básicas para a Efetivação da
Aprendizagem 04

CAPÍTULO II 10
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM 10

CAPÍTULO III 20
DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM 20
3.1 Dislexia 21
3.2 Distúrbios Evolutivos da Fala 25
3.3 Disgrafia 26
3.4 Discalculia 26
3.5Distúrbios de Aprendizagem do Hemisfério
Direito (D.A.H.D) 27

CAPÍTULO IV 29
A CONFUSÃO DO PROFESSOR FRENTE A DIFICULDADE
DE APRENDIZAGEM E DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM 29

CONSIDERAÇÕES FINAIS 32

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 34

















iv
INTRODUÇÃO


As profundas modificações ocorridas no mundo contemporâneo têm acarretado mudanças nas...
tracking img