Brutalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA III

BRUTALISMO
Ariane Pereira, Cristiane Bortoluzzi e Marília Grutzmann

1950-1970: CONTEXTO HISTÓRICO
 Pós

2ª Guerra Mundial  Guerra Fria  Construção do Muro de Berlin  O homem chega à lua  Relação harmônica entre a arquitetura e a política industrial.

INFLUÊNCIA
Inicialmente, é influenciado pelo béton brut (concreto bruto), usado por LeCorbusier (1887-1965) em seu estilo final.

BRUTALISMO
- “Verdade estrutural”: vigas, pilares e outros aspectos estruturais da construção deveriam ficar expostos, já que são os verdadeiros responsáveis pela beleza estética da obra.

CARACTERÍSTICAS:
Exposição das funções do edifício. Materiais: concreto tijolo, vidro, aço, pedra rústica. Repetições angulares. Articulação entre blocos, ênfaseem elementos como passarelas, torres de circulação vertical.

ALISON E PETER SMITHSON
Os arquitetos ingleses Alison e Peter Smithson formaram uma das mais importantes parcerias na arquitetura do século XX, associada com o Novo Brutalismo. Tornaram - se, juntamente com Aldo van Eyck, Jacob Bakema, George Candilis, Shadrac Wood, entre outros, os grandes propulsores de reformas no pensamentoarquitetônico dos anos 1950.

Peter nasceu em Stockton-on-Tees, nordeste da Inglaterra e Alison nasceu em Sheffield, Yorkshire. Eles se encontraram enquanto estudavam arquitetura na Universidade de Durham e se casaram em 1949. Juntos, eles ingressaram no departamento de arquitetura da London County Council antes de estabelecerem seu próprio escritório em 1950. O casal começou a ganhar destaque com aSmithdon High School, na qual usaram a linguagem do alto modernismo. Porém o fizeram de uma maneira despojada, com acabamentos rústicos e total falta de refinamento para a época.


Alison e Peter atacaram os dogmas vigentes por décadas, que estabeleciam que as cidades deveriam ser zoneadas em áreas específicas para a habitação, trabalho, lazer e transporte, e que a habitação urbana deveriaconsistir em altas torres amplamente espaçadas. Segundo eles, a cidade ideal combinava atividades diferentes dentro das mesmas áreas e previa modernas habitações a serem construídas e ligadas entre si por ruas elevadas (streets in the skies) em que a circulação de pedestres era rigorosamente separada do tráfego de veículos, um tema popular na década de 1960.

CASA DO FUTURO

A casa do futuro foiprojetada por Alison e Peter Smithson para a exposição do Daily Mail Ideal Home, de 1956. É a expressão mais pura da ideologia pop dos Smithsons. Estrutura monolítica de plástico, contendo algumas inovações futuristas, como banheiro autohigienizável, cantos de fácil limpeza e controle remoto para todos os eletrodomésticos.

Ao longo de sua carreira, eles publicaram seus trabalhos , incluindo osseus vários projetos não edificados, contribuído para o reconhecimento de sua importância, apesar de uma relativamente pequena obra construída.

PROPOSTA PARA O CONCURSO BERLIN HAUPTSTADT, 1957-1958.

O EDIFÍCIO ECONOMIST - LONDRES
O maior sucesso dos Smithsons , é também o mais conservador. Essencialmente é uma idéia americana da torre na praça, adaptada à escala apertada de St James, nocoração de Londres. Este conjunto de três edifícios em miniatura com seus cantos de corte e painéis pré moldados é bastante charmoso em seu singelo caminho. A esta altura, os Smithsons estavam redescobrindo o mérito de ruas medievais e becos, e a via pública que projetaram dentro do complexo é uma tentativa de atualização da tradição

No final dos anos 1960, o Smithsons tiveram a oportunidadede aplicar a sua visão da moderna habitação, através da construçao do Robin Hood Gardens, no leste de Londres. Tratava-se de dois edifícios como uma série de apartamentos de um e dois andares, incluindo grandes varandas em pisos intercalados, nos quais, eles esperavam, que os vizinhos se encontrariam para conversar e as crianças brincariam. Infelizmente Robin Hood Gardens foi atormentado por...
tracking img