Bromo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRICO


Berílio
Como óxido no berilo e nas esmeraldas, foi descoberto pelo farmacêutico e químico francês Louis Nicolas Vauquelin em 1797 e por este chamado de glucínio (símboloGl). O metal foi isolado pelo químico alemão Friedrich Wöhler (também, de forma independente, pelo químico francês Antoine Bussy), ambos em 1828, através da reação do potássio com o cloreto deberílio.
Do grego beryllos (berilo, um mineral). Em outras épocas foi chamado de glucínio (do grego glykys, doce) devido ao sabor dos seus sais.




Bromo
Foi descoberto em 1826 porAntoine Balard, porém só foi produzido em grandes quantidades a partir de 1860. O bromo é um elemento químico de símbolo Br, número atômico 35 e com massa atômica de 79,909. À temperatura ambienteencontra-se no estado líquido. É vermelho, volátil e denso. Seus vapores irritam os olhos e garganta. Está no grupo 17 da tabela periódica, pertence ao grupo dos halogênios.
É o único elementonão-metálico que se encontra no estado líquido em temperatura ambiente. Evapora facilmente em temperaturas e pressões padrões formando um vapor avermelhado, que apresenta um odor desagradável. Não émuito solúvel em água, dissolve-se melhor em solventes apolares como o dissulfeto de carbono, tetracloreto de carbono, entre outros. Reage facilmente com outros elementos e tem um efeito branqueador.É o 25º elemento mais abundante na natureza. Água dos oceanos contém cerca de 67 mg de bromo por litro, e é a partir dela que o bromo é extraído comercialmente.
Ele é altamente reativo e é umforte agente oxidante em presença de água. Reagem vigorosamente com alumínio, mercúrio, titânio, metais alcalinos e metais alcalinos terrosos.
O bromo é altamente tóxico e em pequenasquantidades, tanto por via dérmica como inalado, pode causar problemas imediatos de saúde e até mesmo a morte. É bastante irritante tanto para a garganta como para os olhos, em contato com as pela causa...
tracking img