Mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Itajubá IEM – Instituto de Engenharia Mecânica EME 503 – Termodinâmica I LEM/LMT

Medida Experimental de Temperatura

Aluno: Raphael Marinho Lomonaco Neto Curso: EME Turma: P1 Professor: Dr. Vladimir R. M. Cobas

Universidade Federal de Itajubá IEM – Instituto de Engenharia Mecânica EME 503 – Termodinâmica I LEM/LMT

Introdução Teórica
Este relatório tem por funçãorelatar o primeiro ensaio de EME 503, intitulado Medida Experimental de Temperatura, introduzindo de forma teórica o assunto, exemplificando e avaliando fórmulas e cálculos de acordo com os dados colhidos no ensaio.

Objetivos
Os objetivos esperados neste ensaio eram: • Apresentar os diversos tipos de termômetros no laboratório; • Apresentar um trabalho de pesquisa sobre os diversos medidores detemperatura, apontando faixa de uso, tipos de aplicação, precisão, etc; • Fazer medição de temperatura ambiente ou de um dispositivo (objeto) com o uso de diferentes termômetros.

Desenvolvimento Teórico Termometria
Temperatura Do ponto de vista prático, temperatura é o potencial que causa fluxo de energia na forma de calor. Diversos pesquisadores descobriram ou criaram diferentes escalas de temperaturapara operar máquinas, medir em uma escala conveniente de acordo com uma pesquisa específica, etc. A termometria é a ciência que estuda as conversões, criações de temperatura, a partir de uma ênfase na transferência de calor de um objeto ou transformação. De modo geral, é o estudo do comportamento termométrico das substâncias. Escalas Termométricas Escalas Termométricas Relativas: Quando as escalastermométricas são estabelecidas de forma arbitrária, ou seja,atribuindo valores arbitrários aos pontos fixos, são denominadas escalas relativas. Logicamente, podem ser criadas uma infinidade de escalas relativas, conforme os números associados aos ponto fixos, obtendo-se para elas as mais diversas equações termométricas.As escalas relativas mais usuais são a Escala Celsius (°C), utilizada emgrande parte do mundo, onde os valores 0°C e 100°C são atribuídos, respectivamente, para o ponto do gelo e o do vapor, dividindo-se o intervalo entre os dois pontos fixos em 100 partes iguais(o grau Celsius); e a Escala Fahrenheit (°F), utilizada nos países de língua inglesa, onde os valores 32°F e 212°F são atribuídos, respectivamente, para o ponto do gelo e o do vapor,dividindo-se o intervalo entreos dois pontos fixos em 180 partes iguais (o grau Fahrenheit). Existem, também, outras escalas relativas bem menos usuais.

Universidade Federal de Itajubá IEM – Instituto de Engenharia Mecânica EME 503 – Termodinâmica I LEM/LMT

Escalas Termométricas Absolutas: Não há nenhum limite superior de temperatura, ou seja, não existe a temperatura “mais quente possível”, no entanto, é possíveldemonstrar teoricamente que há um limite inferior, isto é, existe um estado térmico mais frio que qualquer outro. A este estado dá-se o nome de zero absoluto, e ocorre quando o movimento de agitação térmico de todos os átomos e moléculas de um corpo cessa (o que na prática é inatingível). Conversões T ( K ) = 273,16 + t (°C ) b) Rankine e Kelvin: T (° R ) = 1,8T ( K ) c) Fahrenheit e Rankine: t (° F ) = T(° R ) − 459 ,67 d) Farenheit e Celsius: t (° F ) = 1,8t (°C ) + 32

a) Kelvin e Celsius:

Métodos para medição de temperaturas
A temperatura é uma grandeza que não pode ser medida diretamente por comparação com um padrão estabelecido, assim como o comprimento ou tempo. Entretanto a temperatura pode ser medida, determinado a variação de uma propriedade física de algum material que varia com essaalteração de temperatura. Entre algumas propriedades físicas utilizadas, podemos citar a expansão térmica de um sólido (tais como bimetálicos), a variação da resistência elétrica de um material, a radiação (na forma de calor) emitida, cor específica de um material de acordo com a sua temperatura, e etc.

Tipos de Medidores de Temperatura
Medição por efeito mecânico • Variação de Volume Um tipo de...
tracking img