Broffice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalhando com Seção, Colunas, Imagens e Objetos no BrOffice.org Writer

Autor: Professor Paulo Cezar de Oliveira. p.cezaroliveira@gmail.com. www.profpaulocezar.xpg.com.br. Editor de Textos:BrOffice.org Writer 3.3. Editor de Imagens: Gimp. Sistema Operacional: Ubuntu 10.10. Interface Gráfica: KDE 4.5.1.

Para se criar um informativo ou um pequeno jornal no BrOffice Writer, sãoapresentados alguns passos bem simples de serem seguidos.

Seção Em um primeiro momento é interessante darmos algumas quebra de parágrafos (tecla enter) na página, para que o BrOffice Writer interprete quevamos criar uma seção diferente da outra. Ou seja, nessa mesma página vamos deixar um espaço sem colunas e outro com colunas. Ao darmos uns 4 espaços, vamos posicionar o cursos no 2º ou 3º espaço eentão vamos dividir a página em 2 seções, na figura abaixo é apresentada a posição do cursor (linha selecionada em azul) em que será inserida a seção.

Pronto, agora clique no menu Inserir e escolha aopção Seção.

Nesta tela acima, basta clicar no botão inserir, será criada a seção e a janela desaparecerá. Após definida a seção, vamos dividi-la em 2 colunas. Para isso, posicione o cursor nela.Observe que será entre as 2 linhas paralelas conforme indicado na figura abaixo.

agora clique no menu Formatar e selecione Colunas....

Feito isso, escolha a opção 2 colunas (seta vermelha) eem seguida clique no caixa Linha (seta azul) e escolha um traço (0,05 pt é uma boa sugestão). Esse traço irá mostrar a separação entre as colunas. Clique em Ok.

Veja como deve ficar sua página. Aparte superior das linhas paralelas (seta vermelha) é o espaço que você irá inserir o título, ele pode ser ajustado ao tamanho que desejar, bastando dar quebras de parágrafo (tecla enter). Entre aslinhas paralelas temos uma divisão (seta verde), essa é a linha de 0,05 pt que selecionamos na formatação da coluna, e é neste espaço que vamos inserir os textos (seta azul), para tanto, precisamos...
tracking img