Brinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BRINQUEDOTECA: o lúdico no ensino e na aprendizagem

*Viviane Andriotti *Líbia Maria Serpa Aquino

Resumo: As atividades desenvolvidas na brinquedoteca são voltadas para as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora das crianças que freqüentam. Tais atividades envolverm o brincar com brinquedos contruídos a partir de sucatas, brinquedos industrializados, jogos pedagógicos, jogos de roda,brincadeiras orientadas no pátio, com corda ou bola. Realizam também atividades como: hora do conto, dramatização, desenho, pintura, modelagem, recorte ecolagem, digitação no computador.Os resultados são diferenciados, haja vista que as crianças que freqüentam a brinquedoteca apresentam diferentes dificuldades desde passando por comprometimentos leves até os mais graves. Por exemplo, temos crianças comdislalia, dislexia, comprometimentos motores em um dos lados do corpo, cegueira aproximada de 90%, cujo trabalho é realizado na brinquedoteca com o auxílio de monitora especializada no método Braille. Crianças introspectivas com dificuldade de comunicar-se, crianças com DCM leve comprovada mediante exames clínicos, criança com hiperatividade e uma criança com altas habilidades. Frente a este quadroacredita-se que o fato da sociabilidade, a leitura, e a escrita estarem sendo desenvolvidas, pode-se afirmar que alguns poucos resultados já estão sendo alcançados. Palavras-chave: lúdico, jogo, brinquedo, prazer.

*Acadêmica do Curso de Pedagogia- Educação Infantil/Séries Iniciais. Bolsista no Projeto Brinquedoteca. **Pedagoga. Professora Mestre em Educação. Responsável pelo projeto de extensão“Brinquedoteca”.

Introdução O projeto de extensão da Brinquedoteca pretende abordar um tema bastante inovador, que procura estimular o profissional da educação a buscar novas práticas do saber/fazer pedagógico, proporcionando assim, uma nova estrutura educacional, a fim de ajudar o educando em suas dificuldades de aprendizagem. Muitos teóricos já escreveram sobre a ação lúdica e a formaeficaz de suas práticas. Porém, ainda há poucos que se detém explicitamente a esse tema tão maravilhoso que é a Brinquedoteca, seu espaço e suas funções dentro de uma instituição escolar. Nos últimos quinze anos, o Brasil e o mundo passaram por uma intensa transformação. Para enfrentar este período foi necessária a mudança de conceitos, antecipação de questões e criação de uma infra-estrutura de apoiocompatível com novos desafios. O principal deles é, a modernização institucional do país e dos principais agentes de transformação Estudos apontam que as crianças devem ser envolvidas em brincadeiras e é brincando que a criança vai, pouco a pouco, tomando contato com a realidade; na brincadeira ela transita entre o real e o simbólico, e tenta descobrir sua própria identidade e a dos outros. Abrincadeira capacita a expressão de sentimentos perturbadores, ajudando a criança a aprender a lidar com eles. É importante entender que brincar não constitui perda de tempo, nem é simplesmente uma forma de preencher o tempo; a criança que não oportunidade de brincar está excluída do convívio social integrado, pois o brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança, já que ela se envolveefetivamente, convive socialmente e opera mentalmente. Na obra “O brincar e a criança do nascimento aos seis anos”, Vera Barros argumenta:
Contrariamente à opinião generalizada de que o ato de brincar se inicia por volta dos dois anos de idade, quando a criança começa a “dramatizar”, utilizando o jogo “faz de conta”, o comportamento lúdico tem seu início, já desde o primeiro mês de vida, mediantereações espontâneas e prazenteiras. (2001, p.59).

Para isso, é necessário assumir uma nova concepção do “fazer”, ter uma nova visão da importância de termos uma educação planejada e organizada, e que acima de tudo queremos mudar por completo, o que hoje chamamos de educação. Os jogos e brinquedos que podem ser utilizados na escola na sua maioria são jogos industrializados voltados para o...
tracking img