Brinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A BRINQUEDOTECA NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

BATATAIS 2009


A BRINQUEDOTECA NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Claretiano para obtenção do título de graduado em Pedagogia. Orientador (a): Profº(ª) Ms. AlineSommerhalder.

BATATAIS 2009



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Claretiano para obtenção do título de graduado em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Ms. Aline Sommerhalder.

A BRINQUEDOTECA NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Orientador (a): Profa. Ms. Aline Sommerhalder Examinador (a): Prof. RubensArantes Correa

Batatais, 11 de dezembro de 2009.

8

RESUMO
O tema coloca em discussão a brinquedoteca e sua importância na educação infantil, apresentando a importância que a brinquedoteca trás para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O brincar faz parte da vida de todas as pessoas, é um fenômeno da cultura e neste sentido, a brinquedoteca vem colaborar para a garantia do direitode brincar e para a concretização deste. A brinquedoteca é um local onde o lúdico é valorizado e destaca-se o brincar livre como modo de possibilitar a imaginação, o faz de conta e a criatividade da criança. A brinquedoteca justifica-se nos ambientes escolares, em razão de que na atualidade depara-se com a restrição dos espaços, pois antigamente a criança tinha mais espaço para brincar, como na ruae nas praças. A brinquedoteca apresenta-se como um local seguro, onde o direito de brincar é preservado e também um lugar que promove o desenvolvimento integral da criança. Enfim, a brinquedoteca busca resgatar a infância e as brincadeiras. O objetivo desse trabalho foi mostrar a relevância da brinquedoteca na instituição escolar, particularmente de educação infantil, como espaço de concretizaçãodo brincar e assim, colaborativo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança da primeira infância. Para alcançar este objetivo foi realizada pesquisa bibliográfica sobre este tema, o que compreende um estudo de revisão de literatura. Considerando que o brincar é a linguagem preferida e mais intensiva da criança da primeira infância, concluímos que a brinquedoteca é um lugar privilegiado parao acolhimento deste brincar, constituindo-se em um local agradável e seguro para a criança, um espaço em que o brincar é valorizado em si mesmo e fonte de desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância.

Palavras-Chave: Brinquedoteca. Educação Infantil. Desenvolvimento. Aprendizagem. Brincar

9

SUMÁRIO INTRODUÇÃO__________________________________10 CAPÍTULO 1.O VALOR DO BRINCAR PARAA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL__________________________12 CAPÍTULO 2. A BRINQUEDOTECA: CONCEITUAÇÃO, CARACTERÍSTICAS, FUNÇÕES E DIFERENTES TIPOS_____________________________________________21 CAPÍTULO 3. A BRINQUEDOTECA NA INSTITUIÇÃO INFANTIL E O APRENDER BRINCANDO_____________29 CONSIDERAÇÕES FINAIS________________________________________36 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _________________37

10INTRODUÇÃO
O trabalho que propomos desenvolver procurou mostrar como o brincar é importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na primeira infância e como a brinquedoteca pode contribuir como espaço de garantia do direito de brincar. Neste estudo, buscamos conhecer melhor a brinquedoteca, o que ela proporciona para a criança, como ela pode contribuir para o desenvolvimento eaprendizagem desta e a sua importância dentro da instituição de educação infantil. O objetivo desse trabalho é mostrar a relevância da brinquedoteca na instituição escolar, particularmente de educação infantil, como espaço de concretização do brincar e assim, colaborativo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança da primeira infância. Este estudo constitui-se em uma pesquisa bibliográfica, de...
tracking img