Brinquedos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA- EAD.




BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS








Artigo apresentado na Disciplina de Estagio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura – EAD da Universidade Luterana do Brasil, como requisito parcial para conclusão do Curso.





Município: Belo Horizonte
Estado: Minas GeraisTurma: 386
Pólo: Colégio Geometria
Tutor (a): Lucilaine Borges
Semestre/Ano: 6 semestre/2009.









Belo Horizonte
Abril de 2009
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA- EAD.
















Elisabete Fátima Moreira
Nilza Maria Silva Zschaber
















BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

INTRODUÇÃO:

Apartir de observações feitas em estágios anteriores percebeu-se que, durante o período do intervalo entre as aulas, as crianças brincavam desordenadamente pelo pátio da escola, o que gerava muitos transtornos aos professores devido à agitação das mesmas que, algumas vezes, se machucavam e, em outras vezes, não queriam retornar para sala de aula.
Procurando oferecer ás crianças um espaço dedesenvolvimento infantil com brincadeiras assistidas que possibilitasse o ensino e noções de organização e convívio coletivo, foi criado o projeto “Brinquedos e Brincadeiras”.
Do ponto de vista pedagógico, este projeto auxilia na formação do individuo em vários aspectos: corporal, cognitivo, afetivo, social, político e cultural, podendo sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantem aselas acesso a conhecimentos práticos e conceituais.
A metodologia utilizada objetivou proporcionar o desenvolvimento no processo de ação/transformação no qual as crianças possuem liberdade para brincar e utilizar todas as matérias com a supervisão dos adultos, que assumem papel de parceiros nos jogos. Nas vivencias, estudos e discussões os adultos tem a possibilidade de conhecer a realidadeeducacional, ficando a cargo do coordenador do projeto a oferta de subsídios teóricos para a reflexão sobre o que foi visto ou lido.
Alem dos benefícios proporcionados as crianças, o projeto “Brinquedos e Brincadeiras” visa oferecer aos professores, em formação inicial ou continuada na escola, subsídios teóricos e práticos para a ação pedagógica reflexiva sob o enfoque do jogo e da educação.Considerando as muitas influências que se encontram no ato de brincar de nossas crianças, o trabalho é embasado em autores como, Wajskop (1994), Negrini (1994), kishimoto (1994) e Brougere (2001) para a percepção do quanto à ludicidade esta influenciada por diversos aspectos da vida das crianças e adultos.

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

DESENVOLVIMENTO:

Durante a infância a criança aprende,através da brincadeira, a se comunicar por meio de gestos e sons. Na brincadeira vivenciam concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência, representam sentimentos, emoções e construções humanas o que favorece o desenvolvimento de sua identidade e autonomia, daí a importância do brincar.
O ato de brincar não sugere apenas e simplesmente do instinto infantil, mas também dacultura de cada sociedade como aponta Brougere ( 2003, p. 2007).

“Por um lado o brinquedo merece ser estudado por si mesmo, transformando-se em objeto importante naquilo que revela de uma cultura. De outro lado, antes de ter efeitos sobre o desenvolvimento infantil é preciso aceitar o fato de que ele esta inserido em um sistema social e suporta funções sociais que lhe conferem razão de ser.”Ter liberdade para isso também é fundamental, pois é nesse momento que a criança escolhe seu brinquedo preferido. Segundo Kishimoto (1994) o brinquedo é entendido como uma relação intima com a criança, sem regras fixas, é suporte da brincadeira, podendo ser compreendido segundo dimensão material, cultural ou técnica.
É brincando que a criança mergulha na vida, sentindo-a na dimensão de suas...
tracking img