Brinquedos ludicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA
O lúdico, os jogos, as brincadeiras, brinquedos e fantasia estão presentes no dia-a-dia da criança, é como se não pudesse pensar em criança sem pensar no brincar.
Mas na brincadeira, os jogos não podem ser vistos somente como diversão, pois além de divertir, brincando ela desenvolve: atenção, afetividade, hábito de permanecer concentrado e outras habilidades perceptuaispsicomotoras. Enfim, a criança torna-se ativa e operativa.
O jogo torna-se um elo soberano entre o ensino e as necessidades infantis, tais como liberdade, autonomia, intuição, prazer etc., possibilitando à criança não só desenvolver nas questões escolares, mas também nas sociais. Segundo Huizinga, numa encantada forma de faz-de-conta, a criança copia modelos e vivencia o mundo adulto a seu modo.Desta forma prepara-se para a vida adulta, para o futuro, experimentando as atividades e realidades de seu meio. Brincar é meio de expressão, é forma de integrar-se ao ambiente que a cerca. Através das atividades lúdicas, ela assimila valores, adquire comportamentos, desenvolve diversas áreas de conhecimento, exercita-se fisicamente e aprimora habilidades motoras. No convívio com outras crianças,aprende a dar e a receber ordens, a esperar sua vez de brincar, a emprestar e tomar como empréstimo, a compartilhar momentos bons e ruins, a fazer amigos, a ter tolerância e respeito, enfim, a criança desenvolve a sociabilidade.
Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido.
Podemos separar os jogos em duascategorias: os brinquedos tradicionais e os brinquedos industrializados.
Os brinquedos tradicionais tais como, pipa, carrinho de madeira, bonecas de pano, peões etc., geralmente construídos pelas crianças ou contaram com sua participação no processo de construção, preservam o ponto de vista infantil, são de fácil assimilação e despertam prazer e fascínio ao longo dos tempos, além de atingir todasas classes sociais. Estabelecidos dentro do contexto social, eles são passados de forma oral de geração para geração.
Já os brinquedos industrializados, são construídos pelos adultos, dentro da sua concepção de brinquedo e de brincar. Muitas vezes tem um valor alto, são monitorados pelos adultos, que não deixam as crianças brincarem livremente com receio de quebrar e assim, acumularem prejuízo.E são tão recomendados que muitas vezes perdem o sentido lúdico e a criança acaba perdendo o significado real da brincadeira.

Os brinquedos pedagógicos ajudam a desenvolver as habilidades gerais como a linguagem e contribuem para a socialização através do simples contato com o brinquedo que é capaz de aperfeiçoar a coordenação motora, estimular a fala e a inteligência das crianças. Osbrinquedos são capazes de aguçar ainda mais a curiosidade das crianças, elas exercitam suas habilidades, trabalha a percepção a concentração e ainda aprende brincando.
Os jogos pedagógicos têm um valor imprescindível e são absolutamente necessários, pois auxiliam na incorporação de sistemas abstratos e formais. E até mesmo uma aula expositiva auxiliada por recursos que atraiam a atenção dos alunos é umjogo pedagógico, e já é certo que as crianças podem aprender por meio de jogos.

FORMULÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
Qual a importância dos brinquedos pedagógicos na vida das crianças..
OBJETIVO GERAL
Investigar se os brinquedos pedagogicos são importantes na educação das crianças.
HIPÓTISE
Nome; área atuante; tempo formação. | Qual a importância dos brinquedos pedagógicos na vida dascrianças? | Você trabalha ou já trabalhou com esses brinquedos em sala de aula? | Você acredita que tem alguma contribuição no desenvolvimento psíquico da criança? Por que? |
Tânia Carvalho,Ed. Infantil idade 2 , formada há 1 ano | Para as crianças de 2 anos é importante para trabalhar a coordenação motora e estimula o raciocínio. | Sim, eu trabalho com esses brinquedos em sala de aula. | Sim, porque...
tracking img