Processos gerenciais e pessoais: como gerenciar eficazmente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSOS GERENCIAIS E PESSOAIS: COMO GERENCIAR EFICAZMENTE

Jhaimes Willian dos Santos

RESUMO
Os processos gerenciais bem como os pessoais se tornaram extremamente importantes para o sucesso nas organizações. As funções do administrador nos dias atuais não são mais feitas de forma isolada, apenas no topo da hierarquia, e sim trabalhada de forma a integrar todos os membros em um ciclocontínuo. Hoje, exige-se de um bom líder muito mais que as funções planejamento, organização, direção e controle, pois é tão crescente o dinamismo nas empresas, que é preciso novas formas de incrementar as atividades, buscando pela criatividade, liderança cooperativa, comunicação ativa e dinâmica, novas habilidades e competências etc. É preciso, à princípio, coletar as informações e os dadosnecessários afim de direcionar o planejamento estratégico para traçar os objetivos organizacionais, logo após é preciso adaptar a empresa ao novo cenário e focá-la para os resultados, utilizando-se de suas habilidades de comunicação, motivação e estilo de liderança, portanto ter um bom líder fará toda a diferença, pois as mudanças devem ser trabalhadas de forma cuidadosa dentro da empresa, já que há sempreresistência das mesmas por parte dos colaboradores por se tratar de algo novo, no entanto é preciso habilidades de relacionamento e de cooperação, pois serão incentivos para que as mudanças possam ser vistas como benefícios para a equipe, desenvolvendo os seus talentos e lhes dando autonomia de atuação, sendo esta liberdade para atuar e criar que faz surgir o efeito sinérgico na equipe. As pessoasdentro das empresas se tornaram um fator de grande relevância para o alcance de resultados, fazendo assim com que as organizações invistam cada vez mais em seus talentos. O alcance de resultados é conseqüência de um processo gerencial e pessoal eficiente. As empresas estão passando a dar mais importância a essa variável, que já se tornou necessária, e deu uma nova visão aos novos paradigmasorganizacionais.

Palavras-chave: Processos; Pessoas; Liderança; Resultados.


INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos os processos administrativos têm passado por significavas mudanças. No início do século XX, marcado pela Administração Científica de Taylor, nota-se o homem como mais uma engrenagem no processo produtivo, impulsionado por recompensas salariais (homo economicus), totalmente voltado àespecialização numa determinada função de forma mecanicista e por vezes desumana, onde apenas o gerente manda e o funcionário obedece, havendo uma separação rígida entre o pensar (gerência) e o executar (operário), a eficiência era a preocupação máxima.
Na década de 1930, logo após o Modelo Clássico, surge a Escola de Relações Humanas, que objetiva justamente mostrar que o funcionário tem o seu ladohumano, e vai contra ao modelo de Taylor. Enfatiza a questão do comportamento individual ser substituído pelo comportamento em grupo, os incentivos não serem mais salariais e sim sociais, dar vez a organização informal, enfim, o modelo humanístico busca substituir a ênfase antes colocada apenas nas tarefas pela ênfase colocada nas pessoas e nos grupos sociais, sendo este um passo importante para oestilo de administração que vemos na atualidade.
O recurso mais valioso que as organizações dispõem hoje são as pessoas, são elas que movem a empresa, recriam, inovam, e uma boa gestão requer isso, reconhecer talentos, saber conduzir as pessoas de forma que elas se sintam parte integrante dos resultados, não somente através de tarefas executadas de forma mecanicista e repetitiva, e sim pelastarefas em grupos, idéias reconhecidas e discutidas, empowerment, hierarquia não rígida etc. As pessoas são os ativos mais importantes dentro de uma empresa, o capital intelectual é algo intangível, e as organizações estão aos poucos começando a despertar para esse importante fator, o bom líder sabe conduzi-las e inspirá-las, fazendo com que as mesmas alcancem os seus objetivos individuais bem...
tracking img