Brinquedo terapeutico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - Artigo de Pesquisa
O BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA: O SIGNIFICADO PARA OS PAIS
Written by Circéa Amalia Ribeiro, Regina Issuzu Hirooka de Borba, Edmara Bazoni Soares Maia, Fernanda Carneiro
Estudo qualitativo que objetivou compreender o significado atribuído pelos pais, sobre a utilização do Brinquedo Terapêutico naassistência de enfermagem a seus filhos. Utilizou-se como referencial teórico e metodológico a Fenomenologia na modalidade do Fenômeno Situado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas gravadas com pais de crianças atendidas nas Unidades de Internação Pediátrica e Ambulatório de um hospital geral de ensino e de uma instituição filantrópica da cidade de São Paulo. Os resultados revelaram queos pais consideram o Brinquedo Terapêutico uma importante intervenção que possibilita à criança uma melhor compreensão dos procedimentos, propicia um meio para ela extravasar os sentimentos advindos dessa vivência, além de favorecer a eles um melhor conhecimento a respeito das capacidades de seus filhos, e sugeriram que esta forma de intervenção fosse sempre utilizada na assistência à criança.Artigo em PDF

INTRODUÇÃO
A literatura especializada tem apontado o brincar como uma possibilidade de modificar o cotidiano da assistência à criança pois, através de um movimento pendular entre o real e o imaginário, ela transpõe as barreiras do adoecimento e os limites de tempo e espaço (MITRE, GOMES, 2004). Essa possibilidade estende-se além do cuidado hospitalar para qualquer outrocontexto de assistência à saúde (SANTOS, BORBA, SABATÉS, 2000; RIBEIRO, SABATÉS, RIBEIRO, 2001).

Na assistência à saúde, o brincar deve ser utilizado tanto para cumprir sua função recreacional como terapêutica, destacando-se para tanto o Brinquedo Terapêutico (RIBEIRO et al., 2002).

O Brinquedo Terapêutico constitui-se num brinquedo estruturado para a criança aliviar a ansiedade gerada porexperiências atípicas de sua idade, que costumam ser ameaçadoras e requerem mais do que recreação para resolver a ansiedade associada, devendo ser usado sempre que ela tiver dificuldade em compreender e lidar com a experiência (STEELE, 1981). Seu objetivo é dar à enfermeira uma melhor compreensão das necessidades da criança e também auxiliar no preparo da criança para procedimentos terapêuticos, assim comopermitir que ela descarregue sua tensão após os mesmos (BARTON, 1969; CLATWORTH,1978; GREEN, 1979).

O Brinquedo Terapêutico pode ser classificados em três tipos: dramático, que propicia à criança dramatizar experiências novas, difíceis de serem verbalizadas e, tornar-se emocionalmente segura; capacitador de funções fisiológicas, no qual a criança participa de atividades para melhorar seuestado físico, por intermédio de brincadeiras que reforçam e envolvem seu próprio cuidado; e o instrucional ou preparatório, que prepara a criança, por meio de uma brincadeira, para os procedimentos a que será submetida, a fim de promover sua compreensão sobre o tratamento e clarear conceitos errôneos (VESSEY, MAHON,1990). Dessa forma, o brinquedo torna-se terapêutico quando promove o bemestarpsicofisiológico da criança (ANGLIN, 1993).

A utilização do Brinquedo Terapêutico vem gradualmente sendo inserida na prática assistencial às crianças e com ela inúmeros benefícios desta vivência se consolidam no contexto do cuidado (HALL, REET, 2000; MAIA, 2005). As enfermeiras o têm utilizado não só como um meio de alívio para as questões impostas pela doença, pela hospitalização e pelosprocedimentos, mas também como uma possibilidade de comunicação pela qual podem dar explicações e por meio da qual podem receber informações do que as situações significam para as crianças e o que estão compreendendo delas (RIBEIRO et al., 2002). Estudo realizado com o objetivo de verificar a opinião das crianças sobre a experiência em vivenciar o brinquedo terapêutico, constatou que para elas essa vivência...
tracking img