brincar cuidar educar

Páginas: 3 (614 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
BRINCA CUIDAR, EDUCAR.
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB Nº 1, de 07/04/1999), o educar e o cuidar devem caminhar juntos,considerandode forma democrática as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança. Nesse sentido, o RCNEI (2001) orienta que o ato de educar significa propiciar situações de cuidados ebrincadeiras organizadas em função das características infantis, de forma a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem.
Compreender a indissociabilidade entre educar, cuidar ebrincar implica em promover uma ação pedagógica respaldada em uma visão integrada acerca do desenvolvimento infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e oportunizando situações de aprendizagemsignificativas e prazerosas. Assim, é preciso refletir como educar, cuidar e brincar, na Educação Infantil, pode auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento da criança emrelação a si e ao mundo.
Conhecer suas características e potencialidades e reconhecer seus limites são centrais para o desenvolvimento daidentidade e para a conquista da autonomia. A capacidade das crianças de terem confianças em si próprias e o fato de sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formaçãopessoal e social.
A possibilidade de desde muito cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da auto-estimar, essencial para que ascrianças se sintam confiantes e felizes.
O desenvolvimento da identidade e da autonomia está intimamente relacionado com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliaçãodos laços que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, para que ore conhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CUIDAR EDUCAR E BRINCAR
  • Relação com o cuidar, o brincar e o educar.
  • O educar, cuidar e brincar na educação
  • AS RELAÇÕES DO EDUCAR, BRINCAR E CUIDAR NA ED.INF.
  • O cuidar, educar e brincar para o desenvolvimento infantil
  • Fundamentos e metodologia do cuidar, educar e brincar,
  • Fundamentos e metodologias do cuidar, educar e brincar
  • O CUIDAR, O BRINCAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!