Brincando e aprendendo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Título do Projeto: Brincando e Aprendendo


8. Justificativa:
A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas como, brincadeiras, jogos, a música, a expressão corporal, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças etambém sirva para difundir os conteúdos, fornecer informações elementares a respeito da criança como suas emoções, a forma como interage com seus colegas, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível linguístico e sua formação moral.
As brincadeiras permitem que a criança desenvolva capacidades importantes, tais como, a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, além defavorecer a socialização, por meio da interação, da utilização e da experimentação de regras e papéis sociais. Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar. As Brincadeiras cantadas também podem ser ferramentas importantes para se trabalhar odesenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças, pois é uma atividade completa de grande valor educativo, onde a criança se envolve integralmente. A dança e a música no processo de aprendizagem pode ser fundamental para o desenvolvimento da criança, contribuindo para o desenvolvimento rítmico, corporal, da lateralidade, respiração, percepção visual e auditiva, ajuda também a desenvolver aorganização temporal e espacial, exercitando também o raciocínio, memória e desenvolve naturalmente a musculatura.
A proposta do lúdico é promover uma alfabetização significativa na prática educacional, é incorporar o conhecimento através das características do conhecimento do mundo, promovendo o rendimento escolar além do conhecimento, oralidade, pensamento e o sentido. O ato de brincar não éapenas para o desenvolvimento escolar da criança pedagogicamente, mas sim para que possa adquirir experiência de elaboração das vivencias da realidade na construção do ser.

9. Objetivo Geral (1):
Identificar a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança por meio de uma reflexão acerca da utilização da brincadeira em seu aspecto pedagógico na educação infantil.

10.Objetivos Específicos (5):
* Intensificar experiências que possibilitem o desenvolvimento da linguagem oral e corporal;
* Vivenciar jogos e brincadeiras utilizados na educação Infantil.
* Despertar a necessidade de movimentos e facilitar a expressão de sentimentos, que conduz à comunicação entre pessoas;
* Propor etapas de brincadeiras em sala de aula.
* Reconhecer a importânciado corpo como instrumento essencial na brincadeira.
11. Conhecimentos (Conteúdos) a serem abordados no Projeto:
* Coordenação motora, viso-motora e espaço-temporal;
* Discriminação auditiva;
* Discriminação visual;
* Expressão oral;
* Estudo das vogais;
* Memorização;
* Lateralidade;
* Formas geométricas (círculo, triângulo e quadrado) tamanho e quantidade;
*Esquema corporal;
* Cores;
* Órgãos dos sentidos: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
* Nomear e reconhecer diferentes animais.

12. Cronograma de Ação: Metodologia e Recursos
Período de execução: 26/04/12 - 11/05/12

* Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.* Atividades que oportunizem a criança utilizar o corpo de diversos modos;
* Experimentação tátil em atividades plásticas com materiais variados e de várias texturas e consistências;
* Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação.
* Jogos de roda e outras brincadeiras que explorem partes do corpo e posições específicas;
* Utilizar...
tracking img