Brincadeira e jogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brincadeira e jogo são a mesma coisa? A resposta mais comum é “sim”, e há muitos pesquisadores que concordam com esse pensamento, porem, não há um consenso e outros autores defendem que existemdiferenças.
A semelhança entre a brincadeira e o jogo consiste, sobretudo, em seu caráter lúdico, as demais características do jogo revelam uma complexidade maior, como regras e limites. Os jogos podemser classificados como competitivos, cooperativos, vertiginosos, aleatórios e representativos.
A competição ocorre no confronto; e a cooperação na ajuda mutua; a vertigem é comum quando se altera apercepção dos órgãos do sentido. A aleatoriedade existe nas praticas que envolvem a sorte, já os jogos representativos são os de faz de conta, que usam a mímica ou a simulação de diferentes funções.
Asdefinições de brincadeira e jogo, filosoficamente dizendo, a brincadeira é mais semelhante a paidia, que significa um estado de liberdade total, e o jogo ao ludus, que significa um estado deliberdade limitado, com regras

Principios Curriculares

Um dos principais problemas da educação física é a transformação das teorias já elaboradas em praticas pedagógicas, as quais podemos definir comoteorias da ação. Isso ocorre porque há diferenças entre as intenções, teorias da ação, e as ações efetivas no cotidiano, teorias em uso.

Objetivos

Os alunos devem ser capazes de intervir em suaprópria realidade, transformando-a ou adaptando-a formulando problemas cada vez mais complexos sobre as demandas ambientais que influenciam seus movimentos, levando em conta suas própriaspotencialidades e limitações, seus aspectos pessoais e também os interpessoais. A importância do ensino da brincadeira e do jogo remete especificamente aos elementos culturais associados a Educação Física:brincadeira, jogo, esporte e atividades da vida diária. Para o aprendizado é essencial que os alunos saibam definir e classificar cada um desses conteúdos, é importante que compreendam o que são cada um...
tracking img