Brigadeiro de banana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

* “A Matéria Prima”
A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo sendo explorada na maioria dos países tropicais. Em 1994 - FAO a produção mundial - 52.584.000 toneladas - distribuiu-se pela Ásia (40,9%); América do Sul (27,3%), América do Norte / Central (15,2%), África e Oceania; atrás da Índia (15% da produção mundial) o Brasil situou-se em 2% lugar (11,5%).
Em 1998 oBrasil produziu 6.677.018 t. em área colhida de 519.329 ha. e a Bahia 539910 toneladas em área colhida de 52.261 ha. Os estados da Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco evidenciam-se como os maiores produtores nacionais.
Na Bahia destacam, como maiores produtores de banana, as regiões econômicas Litoral Sul, Sudeste e Recôncavo Sul onde sobressaem-se os municípios de Ubaíra,Jaguaquara, Wenceslau Guimarães e Camacã.
A América Latina tem nos países Equador, Costa Rica e Colômbia os principais exportadores que concentram 83% das exportações mundiais; o Brasil não exporta mais que 1% da sua produção.

Fonte: www.seagri.ba.gov.br
- Anexo 1-

“O Produto Novo”

Os derivados da Banana:
A banana rende uma série de produtos comerciais que podem ser processados em casa,com uma pequena infra-estrutura e em quantidades condizentes com a clientela.
Brigadeiro de Banana:
Chamado de negrinho no Rio Grande do Sul) é um doce típico da culinária brasileira. É comum em todo o país e está presente em praticamente todas as festas de aniversário, junto com o cajuzinho e o beijinho.
Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolategranulado para a cobertura.
Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas.
A origem do nome brigadeiro é desconhecida, não estando claro se o nome negrinho, usado do Rio Grande do Sul antecede ou não o nome brigadeiro.
Uma história popularizada sobretudo a partir dos anos 1980 afirma que o nome seria uma uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, liberal, de físico avantajado e boaaparência. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN.
O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura.
O doce teria sido criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas.
A guloseima feita de leite,ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos.
Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca queapoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro".
Com o tempo o nome de "brigadeiro" teria sido dado ao doce (mais tarde feito com leitecondensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brigadeiro_(doce).

- Anexo 2-

“Como Fazer”
Para fazer este Brigadeiro você precisa de:
* 8 Lata de leite condensado;
* 4 colheres (sopa) de margarina;
* 4 colheres (sopa) de chocolate em pó;
* 4 dúzias de bananas-nanicas maduras;
*250 g Margarina para untar;
* 5 kg Chocolate granulado para passar.
* 1 k Açúcar refinado

Modo de Preparo:
1. Reserve o chocolate granulado num prato;
2. Amasse as bananas com um garfo, coloque numa panela e misture os ingredientes restantes;
3. Leve ao fogo sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela;
4. Transfira para um prato raso e reserve;
5. Depois de...
tracking img