Briefing - bellow the line

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NEOLIBERALISMO


Neoliberalismo pode ser definido como um conjunto de ideais políticos e econômicos, caracterizado pela defesa da exclusão do estado na economia. Esta é uma redefinição doliberalismo clássico, defendendo a liberdade do mercado, dando assim liberdade a economia de maneira geral dentro do país, para que essa possa crescer de maneira exponencial.
Além do crescimento econômico,as idéias políticas e econômicas capitalistas defendidas pelo neoliberalismo tem uma proposta de maior desenvolvimento social, posto que contribui para o bem-estar da população, uma vez que proporcionamaiores possibilidades de prosperidade e poupa o cidadão de transtornos provocados pelas contribuições impostas pelo estado.

Ideais:
- Total liberdade às leis de mercado
- Limite na intervençãodo estado na economia
- Privatização de algumas das empresas estatais
- Abertura comercial, reduzindo ou eliminando as taxas de alfândega sobre importações
- Liberdade de ação aos capitaisinternacionais
- Eliminar qualquer proteção ou incentivo à empresas nacionais

Segundo os neoliberais, essas medidas estimulam a livre concorrência, fazendo aumentar a produtividade e acelerando ocrescimento econômico. O Neoliberalismo expandiu-se rapidamente ao longo da década de 80, e com a queda do socialismo, adquiriu um caráter de pensamento único, de verdade universal e de que não se podecontestar. Quem não concordava com seus princípios era considerado antiquado.

Década de 90: Espalhou-se pelo mundo e, nesse tempo, governado por Fernando Collor, o Brasil aderiu a essas idéias.

NoBrasil:
O Neoliberalismo foi introduzido no Brasil somente por causa do fracasso do modelo econômico anterior, que era a substituição de importações, com forte participação estatal. Esse modelo começoua ser colocado em prática no governo de Getúlio Vargas, aderido para superar as tantas dificuldades geradas pela crise de 1929, que levou o sistema agrário-exportador brasileiro ao colapso.
O...
tracking img