Bretton woods

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho analisa de forma retrospectiva o Sistema Monetário Internacional posterior à Segunda Guerra Mundial. Mostra de maneira conceitual a constituição dos acordos de Bretton Woods, os quais permitiram uma nova estrutura do modelo de relações comerciais e econômicas liderada pelo EUA. Viabilizando assim uma fase de grande prosperidade do capitalismo.
A substituição do padrãodólar-ouro pelo padrão dólar-flexível a partir do início dos anos 1970, contudo, veio no sentido de potenciabilizar a instabilidade de uma economia monetária de produção e trazendo assim efeitos negativos sobre a dinâmica econômica.
E sustenta que o colapso do sistema de Bretton Woods legitimou a estruturação de um padrão de riqueza subjulgado ao plano das finanças, ao invés da produção e deempregos. Analisando também as razões do colapso do sistema de Bretton Woods.

No decorrer da Segunda Grande Guerra Mundial os EUA idealizaram uma ordem econômica mundial o qual pudessem ter livre acesso a mercados previamente fechados a outros blocos. Gerando a oportunidade de investimentos estrangeiros para as empresas americanas, removendo as restriçoes de um fluxo de capital internacional.
Aconferência de Bretton Woods foi o ápice de dois anos e meio de planejamento da reconstrução pós-guerra. Representantes norteamericanos e britânicos estudaram a reconstituição do que faltava entre as duas guerras mundiais. Uma forma de comércio internacional que permitisse pagamentos sem riscos de desvalorização monetária ou flutuações exacerbada de taxas de câmbio. Problemas estes que paralisavamo capitalismo mundial durante a Grande Depressão.
Na época uma ausência de um forte mercado europeu para os bens e serviçoes estadunienses, a economia dos EUA seria capaz de sustentar a prosperidade que ela alcançara durante a guerra, pensava assim a maior parte dos políticos.
Os EUA emergiram no pós Segunda Guerra como a economia mais forte do mundo. Aderindo um crescimento industrial e umaforte acumulação de capital. Ao inverso de muitos países os Estados Unidos não haviam sofrido as destruições da Segunda Guerra Mundial e sim construiram uma indústria manufatureira poderosa e enriqueceram vendendo armas e emprestando dinheiro. A produção industrial americana de 1945 foi mais que o dobro da produção anual dos anos entre 1935 e 1939. Ao torno disso a Europa e o Japão estavamdizimados.
As vantagens econômicas dos EUA eram indiscutíveis na Conferência de Bretton Woods. Possuiam a maioria dos investimentos mundiais, como das exportações e produção manufaturada. Definindo o Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional, estabeleceram em julho de 1944 regras de relações comerciais internacionaus e financeiras entre os países mais industrializados. O acordode Bretton Woods tornou-se o primeiro exemplo de uma ordem monetária totalmente negociada na história mundial, com o objetivo de integrar as relações comerciais e econômicas entre diversos Estados Independentes.
Definido o sistema de regras, instituições e processos, o sistema Bretton Woods estabeleceu o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (International Bank forReconstruction and Development, ou BIRD), mais tarde dividido entre o Banco Mundial e o FMI. Essas organizações entraram em vigor em 1946, depois que um número suficiente de países ratificou o acordo.
O sistema financeiro que surgiria então, seria totalmente favorável aos Estados Unidos, assim teria total controle de boa parte da economia mundial bem como de todo o sistema de distribuição de capitais. Ogrande trunfo para a nova hegemonia americana estava na transformação do dólar como moeda central do setor financeiro, e fator de referência para as moedas dos outros 44 Estados signatários do acordo de Bretton Woods. Portanto, todas as outras moedas passariam a estar atreladas ao dólar e os países ligados diretamente a flutuação ou estabilidade da economia americana.
Sustentando todo esse...
tracking img