Vida e obra de augusto comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS – FAED1º semestre - CURSO DE direito |
|
SOCIOLOGIA GERAL E JURIDICA |
|
VIDA E OBRA DE AUGUSTO COMTE |
|
LUIZ FERNANDO FLORIANO |
|
DOIS VIZINHOSMARÇO/2013 |

Sumário
1 INTRODUÇÃO 06
2 biografia 07
3 teorias 08
3.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA 08
3.3 COLETA DE DADOS 09
3.4 ANÁLISE DE DADOS 10
4 obras 11REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo falar da vida e obra de Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, mais comumente denominado apenas Augusto Comte. Sendo ele um eminente filosofo francês que sofreu influências de David Hume, Conde de Saint-Simon Marquês de Condorcet, René Descartes, Galileu Galilei, Denis Diderot, Francis Bacon. Comte é considerado o fundador dasociologia e do positivismo. Suas obras influenciaram diretamente grandes pensadores como John Stuart Mill, George Elliot, Harriet Martineau, Pierre Laffitte, Emile Littré, Léon Gambetta, Jules Ferry, Marie Curie.

2 BIOGRAFIA
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte é natural de Montpellier, na França, nasceu no dia 19 de janeiro de 1798, filho de um fiscal de impostos. Suas relações com a famíliaforam sempre tempestuosas, estas relações foram rompidas por Comte mas lhe deixaram marcas profundas.
Com dezesseis anos, em 1814, ingressou na Escola Politécnica de Paris, e embora permanecesse por apenas dois anos nessa escola, recebeu ali a influência do trabalho intelectual de cientistas como o físico Sadi Carnot, o matemático Lagrange e o astrônomo Pierre Simon de Laplace. Comte deixou aPolitécnica e resolveu continuar em Paris. O fator mais decisivo para sua formação foi o estudo do Esboço de um Quadro Histórico dos Progressos do Espírito Humano, de Condorcet, ao qual se referiria, mais tarde, como “meu imediato predecessor”. A obra de Condorcet traça um quadro do desenvolvimento da humanidade, no qual os descobrimentos e invenções da ciência e da tecnologia desempenham papelpreponderante, fazendo o homem caminhar para uma era em que a organização social e política seria produto das luzes da razão. Essa idéia tornar-se-ia um dos pontos fundamentais da filosofia de Comte.
Um ano depois de sair da Escola Politécnica, tornou-se secretário de Saint-Simon, tal relacionamento acelerou seu processo de desenvolvimento. Mas terminou, de forma tempestuosa, como acontecia com quasetodas as suas relações pessoais.
Ainda em 1824, casou-se com Caroline Massin e passou a ministrar aulas particulares de matemática para se sustentar. Dois anos depois, iniciou um curso, do qual resultou uma de suas principais obras, o Curso de Filosofia Positiva, no entanto tal curso foi interrompido logo na terceira aula, devido à crise mental sofrida por Comte, à qual se seguiu profundadepressão melancólica. Depois disso, tornou-se repetidor de análise matemática e de mecânica, na Escola Politécnica não tendo conseguido elevar-se a funções superiores. Em 1842 perdeu seu emprego e separou-se de Caroline Massin, e então passou a ser sustentado por amigos e admiradores.
Em 1844, apaixonou-se por Clotilde de Vaux, que transformou sua vida e deu nova orientação ao seu pensamento, mas morreuno ano seguinte por tuberculose. Comte transformou-a então no gênio inspirador de uma nova religião. Apresentou então o sistema de política positiva, uma extensa obra de quatro volumes publicados entre 1851 e 1854.
Os últimos anos da vida de Comte transcorreram em grande solidão e desencanto. Ainda que em 1856, publicou o primeiro volume de Síntese Subjetiva, obra a qual nunca concluiu poisfaleceu possivelmente de câncer, no dia 5 de setembro de 1857 em Paris.
2 teorias
2.1 A FILOSOFIA POSITIVA
Comte nega que a explicação de fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. Em sua teoria ele abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis. Adotando os critérios histórico e sistemático, tal como a Matemática, a Astronomia,...
tracking img