Braverman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Gerência cientifica foi iniciado por Frederick Winslow Taylor no século XIX, período no qual ocorreu o aumento de empresas e o início da organização monopolista da indústria. A gerência cientifica surgiu a fim de desenvolver métodos e organizações do trabalho. “ A gerência cientifica, como é chamada, significa um empenho no sentido de ampliar os métodos da ciência aos problemas complexos ecrescentes do controle do trabalho nas empresas capitalistas em rápida expansão” (BRAVERMAN, 1974, p. 82)
Esse método refere-se, não a um tipo especifico de ciência, pois a mesma não realiza uma pesquisa acerca do trabalho de forma geral, mas sim, parte de um caráter que diz respeito a uma teoria que organiza e aplica seus métodos de trabalho. Para que a partir desses métodos, os trabalhadores seadaptem as novas condições de trabalho do sistema capitalista. Que para a mesmo é “uma condição natural”. BRAVERMAN (1974)
O papel da escola de Taylor, voltava-se para o desenvolvimento da teoria da gerência científica, que tinha como objetivo, a organização e o controle dos trabalhadores, no que diz respeito à produção. Apesar de muitos terem a concepção de que o Taylorismo fracassou, torna-senecessário afirmar que essa conclusão é uma má interpretação (Braverman, 1974). Pois, os sucessores de Taylor , seja na área de engenharia ou psicologia, ainda organizava o trabalho, acerca dos princípios tayloristas em seus métodos.
Esses métodos de estudo do trabalho, surgiu com o capitalismo, antes de Taylor, no inicio da era capitalista. Houve algumas referências, nas quais diz respeito aosestudos do trabalho, uma delas encontra-se na History of the royal society of London, data de meados do século XVII – (Braverman, 1967). “A França teve uma longa tradição no esforço de um estudo científico do trabalho” (BRAVERMAN, 1967, P. 85). Desse modo incentivando o controle das empresas, com a ajuda da administração, através de manuais e análises dos problemas da gerência.
Como dito, essesestudos já estavam postos na sociedade quando Taylor realizou os deles, o que ele fez, foi sistematizar e incorporar questões novas, para a presente configuração da sociedade. Taylor, não tinha muito em comum com os outros filósofos que realizavam estudos referentes à capacidade humana, pois o que Taylor buscava era estudar o trabalho dos outros e não só o trabalho em si. O que ele buscava era medirsuas capacidades e oferecer uma melhor condição para o operário produzir mais em adaptação ao capitalismo.
Outro aspecto importante do pensamento de Taylor, foi incentivar a importância do controle em relação aos trabalhadores. Essa medida já funcionava antes, através de reuniões; fixação de normas, horários e etc. Contudo, para Taylor esse tipo de controle era insuficiente, a forma decontrolar os operários tinha quer ser mais rígida do que fora até aquele momento.
86 *

Para Taylor a gerência tinha como dever controlar tudo o que trabalhador fizesse, não deixando nenhum tipo de controle a mercê destes. Ainda, a gerência que tinha que pensar e dividir as tarefas como achasse melhor, controlando o horário e a produção dos operários. Com o tempo a ideia de gerência de Taylor foidifundida por todas as indústrias.
86* 2 observará

Taylor é de família de classe média, abandonou os estudos que o tornaria advogado, como o pai. Começou a trabalhar em uma indústria, de amigos da família, como maquinista. Com o tempo foi nomeado chefe de turma, sendo responsável pelo departamento de tornos mecânicos.
Após se tornar chefe, entrou em conflito com os operários, pois com suaexperiência anterior como um deles, observa como os mesmos trabalhavam. Taylor sabia que os operários poderiam produzir além do que era produzido, mas não era interesse destes, pois mesmo com elevadas produções seus salários continuariam o mesmo.
Taylor para provar que os operários poderiam trabalhar e produzir mais, reuniu alguns trabalhadores que ele julgava inteligentes e os orientou,...
tracking img