Braspress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BRASPRESS

BRASPRESS: Encantar o cliente ou buscar um cliente encantador?


A Braspress é uma empresa de encomendas rápidas que se diferenciou no mercado logístico por meio da adoção de um modelo de negócio que envolve tecnologia, busca constante de eficiências, operação capilar em todo o Brasil e técnicas de segmentação. Em um mercado altamente competitivo, a Braspress tem um critério desegmentação bem particular: busca clientes que compartilhem os seus valores.

O mercado e as dificuldades

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) registrou 985.537 transportadores em 2008 entre autônomos, empresas e cooperativas. Dados da ANTT mostram o cenário atual e informações gerais do setor:


• O Transporte Rodoviário é responsável pela movimentação de mais de 60% dascargas transportadas no Brasil;
• Estima-se que os veículos de carga estejam envolvidos em 30% dos acidentes com vítimas fatais;
• O setor apresenta altos custos operacionais;
• Existe elevada incidência de roubo de carga;
• A idade média dos caminhões que trafegam pelas estradas brasileiras é de 16 anos;
• Muitos veículos trafegam com sobrepeso de carga (além da capacidade técnica docaminhão);
• O valor do frete está abaixo do ideal devido à competição entre os transportadores (excesso de oferta de transporte versus disponibilidade de carga);

Roubo de carga, estradas em péssimas condições, concorrência predatória, o custo Brasil são alguns dos problemas do setor de transporte de cargas. Problemas que na visão da Braspress não atrapalham o desempenho da empresa. Segundo UrubatanHelou, fundador, Diretor-Presidente e controlador do Grupo H&P, do qual a Braspress é a empresa-mãe, “os problemas são isonômicos, ou seja, todo mundo tem”. O que diferencia uma empresa da outra são as estratégias adotadas frente ao mercado. “A forte política de comercialização aliada à qualidade dos serviços oferecidos e prestados, bem como a malha operacional são alguns dos trunfos da Braspress”,explica Helou.


O desafio

Durante 32 anos a Braspress se desenvolveu e se diferenciou da concorrência atendendo o segmento de cargas fracionadas, mais especificamente o segmento de cargas expressas. Muitas escolhas e decisões precisaram ser tomadas. Decisões estas que impactaram diretamente na segmentação, área de atuação, crescimento e rentabilidade da empresa.

Durante a décadapassada, a expansão eletrônica decretava verdades absolutas. “Só haverá dois tipos de empresas: as que estarão na Internet e as que não existirão”, garantia Craig Barrett, presidente da Intel. No mundo dos transportes a lei era “quem não atender empresas do comércio eletrônico estará fadado ao fracasso”.
A Braspress até hoje não possui nenhum cliente desse setor. “Temos 0% de clientes do comércioeletrônico. Decidimos não atendê-los. Esse tipo de cliente demanda mais tempo de atendimento, inclui serviço de logística reversa e não remunera mais por isso”, explica Helou. Uma encomenda de uma loja virtual precisa ser entregue em horários específicos; o conhecimento deve ser assinado, o comprador deve estar no local para receber, a documentação precisa ser checada, se algum desses fatores não estiverde acordo ou se produto não estiver em conformidade com o pedido a mercadoria retorna para a base e é preciso fazer um novo processo. “Somos uma empresa B2B e não B2C”, completa Helou.
Em todos esses anos de atuação o maior desafio da Braspress e das empresas de cargas expressas é receber pelo peso e cubagem transportados. As transportadoras locam espaço dentro dos baús de seus caminhões ecobram pelo volume ou peso da encomenda. O problema é que os clientes acabam colocando um valor (peso ou medidas) menor na nota fiscal. A evasão de receita causada por essa diferença gira em torno de 15% do faturamento das empresas. Vale lembrar que, a Braspress transporta 125.000 volume/dia e espera faturar em 2009 R$ 540 milhões. Então, o que fazer? Como confrontar o cliente e fazer com que ele...
tracking img