Brasilino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasilino, típico cidadão brasileiro, que tem sua rotina diária narrada nos início dos anos 60, ou será em 2012? Sinceramente após ler o texto de Paulo Guilherme Martins, Posso jurar que foi escritoontem. Como pode após 52 anos nada ter mudado?
O texto “um dia na vida de Brasilino”, reflete a situação do povo brasileiro dos anos 60, que vive feliz, cercado de produtos advindos de outrasnações, mas sem nenhuma preocupação, pois a eles não interessava se os produtos adquiridos eram brasileiros ou não, porque realmente o que interessava era viver no luxo, andar em belos carros, comer do bom edo melhor, sem se importar com a grande fluxo de dinheiro enviado a países estrangeiros, oriundos de um grande mercado consumidor, fantasiosamente iludido por belas campanhas publicitárias e atitudesanti nacionalistas impostas subjetivamente pelos governantes e a poderosa mídia da época.
É claro que após 52 anos, o Brasil não é o mesmo da década de 60, muita coisa mudou, mas se ressuscitarmoso velho Brasilino, veremos que sua rotina continua a mesma, pois ainda não foi incutido no consciente dos cidadãos brasileiros o sentimento nacionalista ,infelizmente ainda vivemos sob um regimeimperialista dominante, administrado pela rica sociedade burguesa, que rege acima de tudo a diferenciação das classes sociais, cultuando a antiga pirâmide social, onde a importância de esta no topo damesma, é mais importante do que sentir-se dono da sua própria terra, e também pelos governantes que como a mais de cinquenta anos atrás, fazem questão de iludir o brasileiro, claro que de uma formamenos escancarada, em relação a alguns anos atrás, que as empresas que aqui instalam-se são realmente brasileiras; para que cidadãos como Brasilino não se importem em questionar a origem das mesmas, econtinuem felizes consumindo e enriquecendo outras nações. Uma outra forma utilizada pelo governo para evitar estes questionamentos é estampar nos seus mais importantes meios de comunicação,...
tracking img