Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA UPO0110 – BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA

Curso: Beleza, Estética e Imagem Pessoal Profª: Simone Falcão

Membrana Plasmática

Transporte de substâncias por meio da membrana plasmáticaNo item anterior, observamos a permeabilidade das membranas celulares e verificamos que as substâncias atravessam a membrana plasmática por transporte passivo ou ativo e ingressam na célula. Asmacromoléculas e as partículas entram por meio de um mecanismo completamente diferente, denominado Endocitose. De acordo com o tamanho e as propriedades físicas do material que vai ser incorporado, essemecanismo é denominado fagocitose ou pinocitose. A Exocitose corresponde ao processo inverso da endocitose, em que ocorre a eliminação de partículas da célula.

1. Endocitose: Processo detransporte de partículas por meio da membrana plasmática, através da formação de vesículas membranosas, contendo o material englobado, do meio extracelular para o meio intracelular.
Dependendo do tamanho edas propriedades do material que vai sendo incorporado, distinguimos dois mecanismos:
1.1. Fagocitose: Corresponde ao processo de englobamento de grandes partículas em que a célula emite expansõescitoplasmáticas que envolvem a partícula a ser englobada, formando-se uma vesícula membranosa, que se desprende da membrana e passa a circular no citoplasma, denominando-se fagossomo. São poucas ascélulas que realizam este transporte; entre elas se destacam os protozoários, que utilizam esse processo em sua alimentação. Alguns tipos de células animais fazem fagocitose, como é o caso dos macrófagos edos neutrófilos (fazem defesa fagocitando ativamente invasores, digerindo-os e eliminando-os).
1.2. Pinocitose: Corresponde ao processo de englobamento de líquidos e pequenas partículas que ocorre emtodas as células. Durante este processo, a membrana plasmática aprofunda-se no citoplasma e forma um canal que se estrangula nas bordas, liberando pequenas vesículas membranosas no interior da...
tracking img