Brasil sede da monarquia portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A vinda da família real portuguesa para o Brasil

Em 1806, Napoleão Bonaparte, imperador da França, decretou o Bloqueio Continental contra a Inglaterra, ou seja, proibiuque os países europeus comercializassem com os ingleses. Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, foi pressionado pelo governo francês a cortar relações com os britânicos.Portugal se recusou.
Em 1807, a Espanha permitiu a Napoleão atravessar suas terras. No mesmo ano, os exércitos franceses, comandados pelo general Junot, invadiram Portugal.O príncipe-regente D. João, a família real, a Corte e funcionários do governo deixaram Portugal e vieram para o Brasil. O Rio de Janeiro transformou-se em sede da Monarquiaportuguesa.
Em 28 de janeiro de 1808, D. João assinou a Abertura dos Portos às Nações Amigas. Isso significou que o Brasil. podia comercializar com todos os países do mundoque não estivessem em guerra com Portugal. Era o fim do monopólio português sobre a colônia.
Pelo ato de 01 de abril de 1808, foi revogado o alvará que proibia a existênciade indústria no Brasil.
Com a Inglaterra foram assinados tratados muito vantajosos para os ingleses: Tratado de Comércio e Navegação, de 1810, no qual a Inglaterra conseguiutarifas alfandegárias privilegiadas, e Tratado de Paz, Aliança e Amizade, também em 1810, no qual Portugal se obrigou a limitar o tráfico de escravos negros.
No governo deD. João destacam-se as realizações: curso de medicina em Salvador Arquivo Real, Arsenal da Marinha, Banco do Brasil., Casa da Moeda, Fábrica de Pólvora, Museu e BibliotecaReal e o 1º jornal brasileiro: A Gazeta do Rio de Janeiro.
Em 1815 o Brasil, foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve, conseguindo autonomia administrativa.
tracking img