Branding

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIO ECONÔMICOS – FEPESE
Especialização em Gestão e Marketing Estratégico de Negócios
Disciplina de Reflexões Gerenciais de Mercado

A AVALIAÇÃO PROFISSIONAL E IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS LIDERANÇAS ATRAVÉS DO ASSESSMENT
Renata Vanessa Arcênio Mat. 201203711

Resumo:

Considerando a modernização empresarial e avelocidade que as instituições contemporâneas imprimem na busca de melhores padrões de qualidade, o presente artigo pretende explorar os aspectos aplicativos do assessment, metodologia avaliativa em expansão que dinamiza a identificação de potenciais (e de possíveis carências) nos processos organizacionais internos e até mesmo nas admissões. O assessment se apresenta, portanto, como uma importanteferramenta que procura assegurar a consolidação do profissional inserido na empresa (e talvez, daí, apontar possíveis líderes) e que auxilia a própria empresa a alcançar clareza no gerenciamento e no posicionamento no mercado de trabalho.

Palavras-Chave: Assessment – Avaliação Profissional – Liderança.

O ritmo frenético, por vezes atropelado que segue atualmente o universo dos negócios exige,também de maneira dinâmica, a definição de funções e posturas daqueles que compõem e administram as instituições. Além disso, considerando uma competitividade feroz no mercado e a larga e inevitável utilização da tecnologia pelas organizações, é fato que um bom punhado de cargos outrora indispensáveis foi definitivamente extinto, assumindo as vagas um número cada vez menor de pessoas com opropósito de manter uma maior produtividade. O resumo é simples: as funções aumentam e a tecnologia disponível deve ser operada por trabalhadores qualificados e adaptados à velocidade de ação e à flexibilidade.
Mas de que maneira as empresas formarão essas equipes? Como identificarão quem é quem nos arranha-céus de currículos que se avolumam nos setores de recursos humanos das empresas? E, estruturadasessas equipes, como avaliarão o potencial individual e, dentre essas, apontarão para potenciais líderes? O caminho pode se apresentar sinuoso e repleto de obstáculos, mas uma importante ferramenta para essas definições é o assessment, avaliação que fornece subsídios para o autodesenvolvimento, identifica potencial, diagnostica necessidades e que é objeto de análise do presente artigo.
É evidenteque o sistema de avaliação e promoção através da entrevista e da apreciação do histórico social e educacional tornou-se obsoleto. O currículo pode dizer muito sobre cargos exercidos, mas pouco diz sobre a qualidade desempenhada nesses cargos. As empresas mudaram; as posturas profissionais também; o mercado, idem. A competitividade é muito mais acirrada e o sucesso no mercado de trabalho requer, daempresa e do profissional, segundo Richard Leider, uma “reengenharia organizacional”.
O assessment, enquanto método avaliativo, procura refinar a adequação da equipe, de gerentes, de diretores ao tipo de negócio. Como definição, pode-se perceber o assessment como uma metodologia de avaliação...

das competências identificadas como essenciais para o de-sempenho da função, durante o qual, umgrupo de partici-pantes realiza um conjunto de provas, sendo observados por uma equipe de técnicos. Este conjunto variado de provas tem de ser consonante com o diretório de competências a avaliar, e pode incluir entrevistas de avaliação de competências, provas psicométricas/inventários e provas situacionais.

A origem desta metodologia desenvolveu-se entre os exércitos alemães nas preliminares daSegunda Guerra Mundial como possibilidade de seleção de líderes, e foi seguido com intuito semelhante pelos exércitos aliados no mesmo conflito. No âmbito civil, a primeira aplicação do assessment ocorreu por volta de 1945 para composição de vagas públicas na British Civil Service Comission. Nos Estados Unidos, o grande impulso de utilização aconteceu dez anos após nas admissões da American...
tracking img