Brainstormin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Brainstorming ( Tempestade de Idéias )

Introdução
Nos anos 40 o diretor de banco, colaborador de revistas e sócio de uma agência de publicidade, Alex Osborn, apresentava ao mundo uma nova ferramenta voltada para estimular a criatividade humana. Conhecida como Brainstorming ou “Tempestade de Idéias”, essa metodologia passou a ser adotada nas universidades americanas, nas corporações, nasforças armadas e nas repartições públicas. Hoje o Brainstorming tornou-se uma ferramenta que auxilia as equipes a liberarem a imaginação, a gerarem idéias, trazendo benefícios significativos para o negócio.
Propõe que um grupo de pessoas até dez pessoas se reunam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerandoassim idéias inovadoras que levem o projeto adiante.

Numa tradução literal pode-se considerar como sendo uma “ Tempestade de Idéias” , cuja função principal é a liberação da imaginação para a geração de idéias , produzidas em grupo, a partir de suas próprias idéias que são incentivadas pelas sugestões dos participantes, promovendo em cada um, mais idéias. O objetivo comum dessa ferramenta é asolução de problemas, inicialmente o Brainstorming tinha esse objetivo e ainda é muito utilizado com esse enfoque. Nas áreas de estratégia, RH, inovação e desenvolvimento de produtos, por exemplo, pode ser praticado para alimentar a intuição, como fazia Andrew Grove – Intel. Em cada caso a abordagem dessa ferramenta deve ser diferenciada. A abolição críticas, inclusive de ordem facial, permitem asoltura da mente, fator muito importante para a escolha de alternativas.
Sua forma de aplicação define a reação do grupo, por exemplo, se a questão trabalhada for bem definida, manterá o grupo dentro do “cercadinho mental”(rh/portal). Como disse Einstein a pergunta certa contem 50 % da resposta, o grupo fica limitado pela exatidão da pergunta, certamente, há situações onde trabalhar apenas comalgumas sugestões, pode ser muito útil, no entanto se a questão for colocada de maneira aberta, as sugestões também apresentarão abertas. Se a situação for colocada na forma de valores humanos, então as respostas podem ser mais amplas ainda, sem nenhuma limitação.
A maioria das más idéias são inicialmente boas idéias. Atrasando ou adiando o julgamento, é dada a hipótese de se gerarem muitasidéias antes de se decidir por uma. De acordo com Osborn, o humano é capaz tanto do julgamento como da criatividade. Embora a maioria da educação ensine epenas a usar o julgamento, permitimo-nos usar nossa mente criativa para gerar idéias sem as julgar, primeiro não parece natural, mais depois tem as suas recompensas. Segundo princípio é relativo à quantidade e qualidade da criatividade. Quanto maisidéias forem geradas, será mais provável encontrar uma boa idéia. A técnica de Brainstorming tira vantagem de associações que se desenvolvem quando se consideram muitas idéias, onde uma idéia pode levar a uma outra idéia e idéias más podem levar a boas idéias.

Como funciona?
O Brainstorming clássico é constituído de de dois princípios e quatro regras básicas:
Princípios:
Atraso do julgamentoCriatividade em quantidade e qualidade

Regras:
Criticas são rejeitadas: É a regra mais importante, a falha do grupo ao cumprir esta regra é a razão mais crítica para essa sessão de brainstorming não resulte.
Criatividade é bem vinda: Esta é utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer idéia que lhe venha a mente, sem preconceitos e sem medo que isso o vá avaliarimediatamente.
Quantidade é necessária: Quando mais idéias forem geradas, mais hipóteses há de encontrar uma boa idéia. Quantidade gera qualidade.
Combinação e aperfeiçoamento são necessários: O objetivo desta regra é encorajar a geração de idéias adicionais para a construção sobre idéias dos outros.

O grupo deve ser composto de por três elementos:
Líder
Membros
Um secretário...
tracking img