Bpms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO DINÂMICA DE FACULDADE CATARATAS - UDC
Curso DE sistemas de informação
TRABALHO DE GRADUAÇÃO I

Missão: “Formar Profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras”.










Business Process Management System





Thiêro Beppler




RESUMO


O artigo tem por objetivo um aprofundamento dosconceitos de business process management system. É um conjunto de sistemas que automatizam a gestão de processos de negócio, inclui o mapeamento dos processos, definição de workflow, regras de negócio, contribuindo para a implementação de mudanças, mantendo a empresa competitiva, com trabalhos definidos e automatizados, alinhados com os objetivos da organização.




PALAVRAS-CHAVE: BusinessProcess Management System (BPMS), Gestão por Processos, Workflow.




Foz do Iguaçu – PR
2012
1. INTRODUÇÃO
Por ser uma ferramenta tecnológica bastante recente, o Business Process Management System ainda é pouco compreendido pelos profissionais de informática e, conseqüentemente, pelas próprias organizações.
Essa dificuldade de entendimento gerou o presente artigo, que tem porobjetivo discutir e apresentar o BPMS, pretendendo gerar maior clareza e entendimento sobre os potenciais dessa nova ferramenta, para colaborar com a gestão de processos de negócios.
Tendo em vista que as empresas necessitam criar ambientes com definição de processo, gerenciador de transação e motor de processos, a solução tecnológica BPMS vem para auxiliar a gestão de processos atravésdos componentes que compõem a sua metodologia.
A gestão por processos permite a quebra do modelo de estruturação funcional de uma organização, onde cada departamento se limita a resolver os desafios e problemas empresariais dentro de cada área, faltando uma visão sistêmica da empresa. A visão departamental limita a atuação dos departamentos de uma organizaçãoe impede que os diversos departamentos trabalhem em conjunto para atingir objetivos e metas globais da organização como um todo.
A gestão por processos enfatiza a seqüência de atividades que são realizadas, cruzando departamentos e níveis hierárquicos, até a saída dos serviços e/ou bens para atender o cliente final. Trata-se, portanto, de umaquebra do modelo de gestão funcional.

2. ORIGEM E EVOLUÇÃO DE BPMS
A nova onde sistemas BPMS surgiram pelo fato de pacotes de ERP e wokflow até a década 90 prometerem agilidade em mudanças, embora sendo inflexíveis e requerendo muitas customizações pesadas ou a readaptação da organização para a ferramenta implantada (CARRARA, 2011).
Segundo PESSÔA E STORCH (2006) O BPMS emergiucomo um conjunto de aprimoramentos feito sobre sistemas workflow. Abaixo são listados alguns avanços trazidos pelo workflow, que pode ser considerado o embrião do BPMS:
a) Formulários eletrônicos;
b) Uso de imagens digitalizadas;
c) Regras de negócio para automação de certos tipos de decisão.
No entanto, sistemas workflow eram limitados para prover a velocidade eflexibilidades necessárias pelas práticas atuais de BPM. As limitações dos sistemas workflow, resolvidas por sistemas BPMS, são listadas a seguir:
a) Integração com bases de dados corporativas;
b) Integração direta com aplicações através do uso de conectores ou arquiteturas orientadas a serviços;
c) Operação em tempo real;
d) Linguagem e padrões para a descrição de processos;
ParaChang (2006), o maior avanço dos sistemas BPMS sobre os antigos sistemas workflow é a capacidade de supor de integrações centradas em processo, ou seja, a integração de pessoas, sistemas e dados. Sistemas workflow possuíam fraca capacidade de integração dos processos com os sistemas, já sistemas BPMS oferecem capacidade robusta para este tipo de integração. A figura 1 apresenta esta capacidade...
tracking img