Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA JUCELIA MARTINS BATISTA

















SERVIÇO SOCIAL
SURGIMENTO AOS DIAS DE HOJE






Trabalho apresentado ao Curso Serviço Socia) da UNOPAR - Universidade Nortedo Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social.

Orientador: Prof. FRANCIELE TOSCAN BOGADO







CUIABÁ
2009


INTRODUÇÃO

Asmudanças trazidas pela Revolução Industrial determinaram uma nova maneira de obtenção de lucros através da exploração do homem. A degradação das condições de sobrevivência do homem, com jornadas de trabalhoexaustiva, mulheres e crianças trabalhando com salários ultrajantes, ausência de moradia, agravando problemas socias na urbanização das metrópoles.DESENVOLVIMENTO

As Revoluções ocorridas no séc.XVII e XVIII derrubavam tradições medievais, e determinava novos valores para a sociedade, provocando assim discussões no desejo de igualdade e liberdade,buscando ascensão social.
Nesta época houve muitas mudanças onde estava constituido um sistema de sociedade de regime feudal de servidão do campesinato, tendo um rei absoluto e nobres privilegiados comuma vida luxuosa e farta, passando para um sistema onde a burguesia comandava, modificando formas de organização transformando a cultura que podemos ver até nos dias atuais.
A substituição da vidano campo, onde não se plantava mais para a subsistência e sim para atender as necessidades das fábricas, levando as pessoas para as cidades, superpovoando-as, a falta de estruturas para absorver estescamponeses, contribuirão para a exploração destes pelas fábricas. Surge assim uma nova classe social, o proletariado, iludidos na chance de mudar de vida saem do campo para trabalhar nas fábricas,garantida pelos burgueses, onde a realidade era bem outra. Não havia casa para todos, viviam precariamente em guetos, passando por muitas dificuldades.
Com isso, passam a se organizar reclamando...
tracking img