Boxe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Treinamento para boxe

Vamos deixar claro um ponto importante: TREINAR UM AMADOR E UM PROFISSIONAL É DIFERENTE! Conheço excelentes treinadores amadores que tiveram muitos problemas ao tentarrepetir o feito quando foram se aventurar como profissionais. Neste primeiro artigo sobre treinamento, vou começar com um exemplo real de um dia normal de treino de um campeão mundial profissional, e um dianormal de treino real de um campeão olímpico amador.

CAMPEÃO OLÍMPICO AMADOR:

Sessão da Manhã (Etapa de Condicionamento Geral)

1. Antes da corrida, aquecimento por 15 minutos

2. Corridade 6km (quando não tem sparring à tarde, pode ser de até 9 quilômetros)

3. Shadow-boxing (sombra): 2 x 3:30min

4. Bater sacos: 3 x 3:30min

5. Pular corda: 1 x 5 minutos

6. Exercíciosvariados

7. Alongamentos: 15 minutos

8. Fim do treino.

Sessão da Tarde.

1. Aquecimento: 15 minutos

2. Bater sacos: 2 x 4 minutos

3. Sparring: 3 x 5 minutos

4. Pular corda 1 x 4minutos

5. Exercícios variados

6. Alongamentos: 10 minutos

7. Fim do treino.

Como se vê, em duas sessões de treino no mesmo dia se chegou a quase 3 horas de cargas. Este exemplo é como um guiapara se ter noção do volume aproximado das cargas físicas em um período de condicionamento físico geral. À medida que a luta se aproxima, vão se modificando as cargas no geral e as especificidadestécnicas e tácticas em particular.

O boxe amador tem seus critérios variados em quanto a planejamento de treino. Os cubanos, que têm os boxeadores concentrados todo o ano e que podem planejar avontade, tem a facilidade de fazer programas de treino até de 4 anos, ou seja, de Olimpíada em Olimpíada. E, no ínterim, escolher distintas competições durante o ano como parte desse planejamento.

Masisso é impossível em quase todos os outros países do mundo. Nestes, o lutador de boxe estuda ou trabalha e tem pouca disponibilidade para treinar na academia. Então, para estes casos é que vamos...
tracking img