Boxe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Regina Pacis

Trabalho
De
Educação
Física
Boxe
Trabalho
De
Educação
Física
Boxe

Estudante: Barbara Piovezan Martins
Professor: Marília

Sinop
2012
Boxe inglês
Por brevidade, nos limitaremos a tratar apenas da origem e citar a evolução daquele pugilismo que hoje denotamos simplesmente por "boxe" e que, para sermos mais precisos, deveríamos chamar de "boxe inglês". Geograficamente falando, a história do boxe inglês teve três grandes etapas: 
* Origens e desenvolvimentos iniciais: Inglaterra entre 1000 e 1850 d.C.
* Centrado nos USA: de 1850 a 1920
* Difundido pelo resto do mundo: a partir de 1920, aproximadamente.
* Ao longo dos tempos, o boxe inglês foi lutado sob três tipos de regras: as Regras de Broughton ( introduzidas em 1743 ), as Regrasde Londres ( introduzidas em 1838 e modificadas em 1853 e 1866 ) e as Regras de Queensberry ( introduzidas em 1867 e que já sofreram várias alterações ). 

O boxe, ou a luta com os punhos, surgiu aproximadamente no ano de 4000 a.C., na região que hoje é denominada de Etiópia, no continente Africano, de onde se espalhou para o Egito Antigo e eventualmente para toda área do Mediterrâneo. Embora o“esporte” não tenha sido incluído no programa dos Jogos Olímpicos da antiguidade até o ano de 688 a.C., um esboço do que depois foi conhecido como boxe já tinha sido bem estabelecido entre os gregos daquele tempo. Era um tipo de disputa em que dois lutadores simplesmente se surravam até que um deles caísse nocauteado.
Com o avanço com Cristianismo, o boxe praticamente desapareceu da Europa, atéressurgir na Inglaterra. Em 1681, um jornal local trazia a notícia de uma luta, e em 1698, o Royal Theatre promovia combates regularmente.
Mas, não antes do início do século XVIII que o boxe torna-se um esporte popular, principalmente na Grã-Bretanha.
James Figg, considerado o pai do boxe, foi o primeiro campeão inglês dos pesos pesados e a anunciar publicamente o ensino do boxe e sua técnica.A iniciativa de Figg, além de popularizar as sessões, promoveu a abertura de novos locais destinados à prática do esporte. Figg retirou-se do esporte em 1730.
Porém um de seus discípulos, Jack Boughton, foi campeão inglês de 1729 a 1750, e ensinou boxe e foi responsável por uma academia em Londres. Foi o primeiro a formular um conjunto de regras , em 1743, e foram usadas até 1838.
O boxeapareceu nos EUA no início do século XIX, era considerado ilegal na maioria dos estados americanos. Além das lutas serem consideradas brutal e selvagem, as apostas causavam distúrbios de conduta nos combates. Forçando as primeiras lutas a serem afastadas, longe do grande público.
Regras propostas por Marquês de Queensberry:
_ Limite de rounds, intervalos, contagem até dez, uso de luvas, categoriade peso, etc.
O ressurgimento do boxe, com Tom Johnson 1784-1791, que era muito parecido com Broughton: adepto do bloqueio e dos desvios seguidos de contragolpe.

Três atletas mais velhos e famosos
O primeiro super-astro do boxe: Mendoza 1790 a 1800. 
Daniel Mendoza viveu de 1764 a 1836. Fez sua primeira luta aos 23 anos e sua última aos 56 anos, em 1820. Lutou 35 vezes, ao longo de umacarreira que durou 33 anos, dois recordes para a época do boxe sem luvas. Foi o primeiro boxeador a escrever uma autobiografia: a Memoirs of the Life of Daniel Mendoza, publicada em 1816.
Era um lutador pequeno: tinha 1.70 m de altura e 73 Kg de peso. No início da carreira, esse pequeno tamanho e a pouca potência de seus socos contribuíram para várias derrotas. Decidiu, então, desenvolver um novoestilo de boxear que anulasse essas deficiências e explorasse suas qualidades. Depois de três anos de tentativas e estudos, acabou criando o estilo regência de boxe, assim chamado pois na época o Príncipe de Gales estava no trono inglês, como príncipe regente. As principais características do estilo regência eram a aplicação de um número de socos bem maior do que era comum até então e o deslocamento...
tracking img