Bovesta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

*
* Página
•Aspectos históricos das bolsas no mundo e no Brasil (resumo) 4,5,6 e 7

•Principais mercados negociados: a vista, opções, a termo, aluguel de ações; 8 e 9

•Governança Corporativa: Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1; 10 e 11

•O que são ações e os direitos dosacionistas 12

•Home Broker (corretor em casa); 13 e 14

•Índice Ibovespa; 15

•Opinião sobre o mercado deações no mundo 16,17,18,19 e 20
•Conclusão 21,22 e 23

* Aspectos históricos das bolsas no mundo e no Brasil.

História das bolsas de valores

|
Antes do século 15, a negociação de cotas de empresas e outros títulos erafeita na rua, de forma semelhante a qualquer mercado da Idade Média, com muita gritaria e pouco conforto. Foi em Bruges, na Bélgica, que surgiu a primeira sede de uma bolsa de valores do mundo em 1487. No decorrer dos séculos, outras bolsas surgiram. Em 1690, é inaugurada a sede da Bolsa de Londres. Em 1792, a Bolsa de Valores de Nova York se instala em Wall Street, rua onde já se negociavatítulos e outros papéis e acabou sendo imortalizada pela associação à bolsa.

Em 1845, surge no Brasil a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. A Bovespa surgiu logo após a proclamação da República, em 1890. Nessa época, as cotações eram registradas com giz em um quadro negro. Hoje, ironicamente, os frequentadores da bolsa chamam a época de Idade da Pedra.

Até 2000, o Brasil contou com váriasbolsas de valores diferentes espalhadas pelas principais capitais como Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre etc. Naquele ano, todas as negociações feitas por essas bolsas foram unificadas em São Paulo. As cotas de cada bolsa foi incorporada. Assim, a Bovespa tornou-se a Bolsa do Brasil.
Agora, mesmo no século 21, aquela gritaria de mercado da Idade Média continuou no Brasil por alguns anos. Eramcomuns imagens de corretores gritando e correndo através de um bom negócio. Esse pregão presencial acabou em 30 de setembro de 2005, quando começou a ser usado o sistema Mega Bolsa, que hoje é adotado pela grande maioria das bolsas de valores no mundo. Esse investimento de Tecnologia da Informação ajudou a agilizar, e muito, as negociações na Bolsa. Para se ter uma idéia, cada ordem de compra ouvenda dura menos de um segundo (a média é 0,62 segundo) para ser finalizada. Aumento de velocidade gera aumento de negociações. Na época do pregão presencial, eram feitas cerca de 1.200 operações comerciais por dia. Hoje, a média é de 150 mil operações por pregão.

Mas a tecnologia não é a única razão para o aumento das operações. A estabilidade da economia brasileira, que já passou por váriasrecessões, também contribui para o bom desempenho nos últimos anos. As instabilidades políticas que, antes afetavam e muito o mercado acionário brasileiro, já não assustam tanto. A simples ameaça do então temido Luiz Inácio Lula da Silva ganhar a eleição para presidente fazia as ações caírem. Parte da explicação para esse insegurança era a excessiva quantidade de capital especulativo estrangeirorodando na Bolsa. Um dos piores resultados da Bolsa nos últimos anos foi em 1998, quando Lula era candidato que acabou perdendo para o então presidente Fernando Henrique Cardoso e havia uma crise mundial no mercado financeiro como um todo que provocou a evasão dos investimentos estrangeiros na Bolsa. De 1997 para 1998, a queda do índice Bovespa foi de mais de 30%.
Apesar de menos intensas, as...
tracking img