Bovespa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO JK







CURSO: TÉCNICO ADMINISTRAÇÃO / TÉCNICO CONTABILIDADE

PROFESSORA: SOCORRO QUEIROZ









DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO, SISTEMA E MÉTODOS

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO







Equipe: Alexandre Lima

Ana Clésia Ferreira

Arthur Freitas

Junior Bastos

Rafaelle Castro









Fortaleza-Ce

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)A ORIGEM

A origem do movimento de qualidade de vida no trabalho remontou em 1950, com o surgimento da abordagem sócio-técnica. Somente na década de 60, tomaram impulsos, iniciativas de cientista sociais, lideres sindicais, empresários e governantes, na busca de melhores formas de organizar o trabalho a fim de minimizar só efeitos negativos do emprego na saúde e bem estar geral dostrabalhadores. Entretanto, a expressão qualidade de vida no trabalho só foi introduzida, publicamente, no início da década de 70, pelo professor Louis Davis (UCLA, Los Angeles), ampliando o seu trabalho sobre o projeto de delineamento de cargos.

Então, na década de 70, surge um movimento pela qualidade de vida no trabalho, principalmente nos EUA. Existia uma tentativa de integrar os interesses dosempregados e empregadores através de práticas gerenciais capazes de reduzir os conflitos. Outra tentativa era a de tentar maior motivação nos empregados, embasando suas filosofias nos trabalhos dos autores da escola de Relações Humanas, como Maslow, Herzberg e outros.

De acordo com Rodrigues(1994,p.76),” a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o inicio de suaexistência com outros títulos em outros Contextos. Mas sempre voltada para a satisfação do trabalhador.

A qualidade total teve bastante influência para o desenvolvimento da qualidade de vida no trabalho, pois das praticas anunciadas pelo sistema de controle da qualidade total, têm-se algumas que devem ser destacadas para melhor análise da influência, tais como: maior participação dos funcionários nosprocessos de trabalho, ou seja, uma tentativa de eliminação da separação entre planejamento execução, promovida principalmente pelos sistemas tayloristas e fordistas; descentralização das decisões; redução de níveis hierárquicos supervisão democrática; ambiente físico seguro e confortável; além de condições de trabalho capazes de gerar satisfação; oportunidade de crescimento e desenvolvimentopessoal. Como se pode ver, estas praticas representam um esforço para a melhoria das condições de trabalho, ou seja, existe um movimento pela melhoria da qualidade de vida no trabalho na filosofia do controle de qualidade total.

O primeiro experimento na tentativa de correlacionar as variáveis condições físicas do local de trabalho e a produtividade, ocorreu entre 1924 e 1927, na WesternEletric Company. Apesar desta empresa manter sempre um alto nível de salários e boas condições de trabalho, o homem era encarado como uma unidade isolada, cuja eficiência poderia ser estimada cientificamente, constatou-se que o fator psicológico era importante. Fator este até então desconhecido. Tinha influência decisiva no aumento ou redução da produção. Portanto, as contribuições de Mayo, precursor dapesquisa relacionada à QVT foram de grande relevância para o estudo do comportamento humano na atividade laboral.

Elton Mayo elaborou seu postulado com a inserção de uma abordagem humanística na Administração Moderna. Mayo transferiu o foco antes nas Teorias Científica e Clássica para a ênfase nas pessoas. Ele priorizou o homem e seu grupo social em seus aspectos psico-social. Portanto,conclui-se que Mayo era literalmente humanista.

HOMEM = SER PSICO-BIO-SOCIAL.

A QVT está diretamente ligada a Teoria das Relações Humanas. A QVT concretizou-se à partir do desenvolvimento das ciências sociais, como por exemplo: Psicologia, Sociologia e em particular a Psicologia do Trabalho.

A QVT partiu dos pressupostos das experiências de Hawthorne desenvolvidas por Mayo....
tracking img