Bossa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOÃO GILBERTO:

1) Com seus 15 anos de carreira e de muito sucesso, como foi o início disso tudo ?

R: Desde criança eu ja me interessava muito por musica. Aos 14 anos de idade ( em... 1945)ganhei meu primeiro violão e nunca mais larguei-o. No inicio da década de 50 fui para o Rio de Janeiro onde entrei para o grupo Garotos da Lua, meu primeiro trabalho profissional no ramo artístico.Porém, algum tempo mais tarde fui expulso da banda por indisciplina, foi depois disso que conheci o grande Antonio.

2) Como foi para você criar a Bossa Nova ?

R: Na verdade, eu fui o criadordo ritmo da Bossa Nova, essa mistura de ritmo sincopado da percussão do samba numa forma simplificada e ao mesmo tempo sofisticada. A Bossa foi idealizada por um grupo de pessoas.

3) Qual foi amúsica que mais te marcou?

R: A mais marcante em minha vida, sem duvidas, foi Desafinados, minha primeira canção que fez sucesso nacional e devido a minha parceria com Tom.

VINICIUS DEMORAES:

4) Qual foi sua participação no movimento da Bossa Nova, junto com os nossos colegas de palcos ?

R: Diferente do nosso amigo João, eu me preocupei mais em compor novas musicas enquantoo João preocupou-se mais na criação do ritmo. Meus sonetos sempre fizeram muito sucesso.

5) Conte-nos um pouco sobre o começo da sua carreira artística :

R: Em 1924, ingressei no ColégioSanto Inácio, onde passei a cantar no coral e comecei a montar pequenas peças de teatro. Depois de alguns anos, conheci os irmãos Haroldo e Paulo Tapajós, com quem comecei a fazer minhas primeirascomposições e a me apresentar em festas de amigos. Meu primeiro registro como letrista veio em 1928, quando compus a música "Loira ou Morena".

6) Com quem foi a sua maior parceria como cantor deBossa Nova?

R: Eu fiz grandes parcerias com o Tom. O resultado dessa parceria foi a música “Garota de Ipanema” que hoje é mundialmente conhecida. Além do Tom, fiz grandes parcerias com Carlinhos Lyra...
tracking img