Boson de higs

449 palavras 2 páginas
Bóson de Higgs é uma partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas, teoricamente surgida logo após ao Big Bang de escala maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula]. Representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares. Todas as partículas conhecidas e previstas são divididas em duas classes: férmions (partículas com spin da metade de um número ímpar) e bósons (partículas com spin inteiro).
O bóson de highs também é conhecido como a “partícula de deus”
O que é um acelerador de Particulas LHC
O Grande Colisor de Hádrons (em inglês: Large Hadron Collider - LHC) do CERN, é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça.
O LHC está funcionando desde 10 de Setembro de 2008
A primeira colisão entre prótons ocorreu 30 de Março de 2010.
Instalado no túnel do anterior LEP e depois de ter sido completamente esvaziado antes de ser preparado como LHC, tem forma circular e um perímetro de 27 quilômetros. Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons e não entre pósitrons e elétrons , entre prótons e antiprótons ou entre elétrons (português brasileiro) ou e e prótons . O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem 7 TeV e depois fára-los colidir em quatro pontos distintos. A luminosidade nominal instantânea é 1034 cm−2s−1, a que corresponde uma luminosidade integrada igual a 100 fb−1 por ano. Com esta energia e luminosidade espera-se observar o bóson de Higgs e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.
Sua

Relacionados

  • Físicos da Atualidade
    1562 palavras | 7 páginas
  • exercicio
    3618 palavras | 15 páginas