Borracha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



Impermeabilização na construção civil tem como objetivo impedir a passagem indesejável de águas, fluidos e vapores, podendo conte-los ou escoá-los para fora do local que necessitamos proteger. A importância da impermeabilização é relevada no objetivo de proteger a edificação de inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com infiltração de água, integrada ao oxigênio e outroscomponentes agressivos da atmosfera (gases poluentes, chuva ácida, ozônio).
Os materiais podem ser pré-fabricados ou moldados no local ou então a utilização de materiais auxiliares, sob forma de telas, tecidos, filmes ou feltros, que são utilizados em alguns sistemas de imperabilização, tanto pré-fabricados como moldados no local. São inseridos dentro dos materiais impermeáveis e têm função de resistiraos esforços de tração que venham a solicitar a manta ou a membrana impermeável, além de evitar o escorrimento do material e garantir a homogeneidade da espessura. Esses materiais são conhecidos como armaduras, reforços, estruturações ou armações.
3.1.1 Mantas Sintéticas (elastômeros)
Podem ser de dois tipos, de butil (isobutileno-isopropeno) e EPDM (etilenopropileno-dieno). Trata-se de umsistema não armado, onde a manta é aplicada sobre um berço de amortecimento, possuindo espessura variando de 0,8 a 1.0 m.
A manta sintética butílica exige proteção mecânica, sendo fundamental que exista uma camada de amortecimento entre a manta e a proteção mecânica. Isto se faz necessário por que os elastômeros apresentam um comportamento inferior do que outros tipos de mantas. (ver TABELA 1)
Asmantas de butil são geralmente utilizadas com espessura muito fina, de modo que se tornam facilmente perfuradas, sendo utilizada mais restritamente.
Sua aplicação se dá como impermeabilizantes de modo geral, especialmente em coberturas pré-moldadas, lajes mistas, estruturas fissuráveis, calhas, baldrames, etc.
Em geral as mantas de borracha EPDM têm boa resistência ao calor e ao envelhecimento, boaresistência a baixa temperatura e à luz solar, boa elasticidade, bom
de -40°C á 70°C

poder isolante e excelente resistência a intempéries. Possuem temperatura de trabalho
No que diz respeito à resistência química, destacaram a resistência à água quente e ao vapor, a muitos ácidos orgânicos e inorgânicos diluídos, a soluções salinas. As mantas de EPDM, tem baixa absorção de água e é indicadapara impermeabilização. (FIGURA 2)
VALORES MÍNIMOS PARA MANTAS COM 1mm DE ESPESSURA
Armadura Carga de Ruptura (N) /
50mm de largura
Alongamento na Ruptura
(%) Produto N x %
PVC 400 250 100.0 Tabela 1: Requisitos de desempenho de mantas de borracha e de PVC
Fonte: Apostila de impermeabilização do Prof. Ângelo Just.



(Parte 2 de 3)

Figura 2: Impermeabilização com geomembrana de EPDM.Fonte: http://www.impresol.net.br/nt_html/172-manta-pvc-ou-epdm.html
3.1.2 Membranas Sintéticas
A membrana é o conjunto impermeabilizante, moldado no local, com ou sem armadura, podendo ser aplicada nas membranas a frio.
Nas membranas sintéticas, estão as soluções elastométricas, como a utilização de materiais mais comumentes chamados de neoprene – o neoprene é resultado de um composto deborracha sintética que possui como características principais a flexibilidade, elasticidade, resistência, proteção térmica e acústica. -.
A borracha líquida impermeabilizante é um impermeabilizante formulado com emulsão de elastômeros organicos com alto teor de sólidos. Apos sua cura, forma uma membrana ou uma manta monolitica de adequada impermeabilidade, elasticidade, resistencia e estabilidadefisico-quimica. (FIGURA 3)
É indicada para impermeabilizacao de baldrames, muros de arrimo, lajes de concreto, jardineiras, piscinas, reservatorios, areas frias, calhas metalicas ou de concreto, paredes externas pre-moldadas de concreto, telhas metalicas, alem de recuperar impermeabilizacao ja existente, protecao de poliureteno expandido e outros.
Oferece alto poder de recobrimento, devido a...
tracking img