Boneco de para projeto de tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME DO ALUNO

TÍTULO DA MONOGRAFIA: SUBTÍTULO, SE HOUVER, SEPARADO POR DOIS PONTOS DO TÍTULO PRINCIPAL

Porto Alegre
Mês e Ano da Conclusão
NOME DO ALUNO

TÍTULO DA MONOGRAFIA: SUBTÍTULO, SE HOUVER, SEPARADO POR DOIS PONTOS DO TÍTULO PRINCIPAL


Projeto de Monografia apresentado como requisito à aprovação na disciplina de Técnicas de Pesquisa emEconomia do Curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia

Orientador(a): Prof(a). Nome do Professor


Porto Alegre
Mês e Ano da Conclusão

SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 4

2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA 5

3 JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA 6

4 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS 7
4.1 OBJETIVO GERAL 7
4.2OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

5 REVISÃO DA LITERATURA 8

6 METODOLOGIA 9

7 ESTRUTURA PROVISÓRIA 10

8 CRONOGRAMA 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO



Uma regra a ser utilizada na Introdução de um Projeto é a de elaborar um primeiro parágrafo onde se introduz a temática a ser tratada no trabalho. O parágrafo não deve explicitar imediatamente o problema de pesquisa, mas fornecer ocontexto no qual o problema de pesquisa irá se inserir. Este primeiro parágrafo deve apresentar algumas idéias e/ou fatos que sejam de conhecimento comum entre os profissionais da área de pesquisa.
Nos parágrafos que seguem a temática deve ser problematizada. Ou seja, devem ser apresentados os principais pontos de vista sobre o tema. Dependendo do tema, a sua exposição pode seguir uma ordemtemporal. Em outros casos, pode-se fazer uma exposição das principais visões sobre a questão a ser estudada.
Finalmente, a Introdução deve apresentar os principais objetivos do projeto bem como alguns aspectos metodológicos. Convém destacar que não existe uma forma universalmente recomendada de apresentar um Projeto
Segundo o Professor Duílio Bérni, numa tentativa de elaboração de um“boneco” para o projeto de tese dos alunos do mestrado, algumas perguntas podem ajudar o aluno a guiar-se na elaboração da introdução. São elas:
a) quais as preocupações mais amplas que levaram o autor a escolher o tema, ou qual a problemática mais geral que circunscreve o tema, sua localização no tempo e no espaço;
b) importância ou relevância do tema e motivação do autor para estudá-lo;c) apresentação resumida do estado em que se encontra o tratamento do tema;
d) informar em que o presente trabalho diverge dos demais;
e) assinalar, dentro desta problemática geral, uma fração para ser tratada na dissertação (ou no projeto), e qual a contribuição que a dissertação espera oferecer ao tratamento do tema (em que se diferencia dos demais trabalhos) que é inspiradapelas preocupações mais amplas e que leva a que se indague:
f) qual a finalidade e os objetivos da monografia;
g) qual o plano para o desenvolvimento do assunto, ou seja, como as idéias são expostas e encadeadas nas diferentes seções do trabalho, a fim de que os objetivos propostos sejam ancançados.
Finalmente, ainda segundo o Professor Bérni, “a introdução não deve anteciparconclusões nem recomendações”.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA




Nesta parte do Projeto o problema de pesquisa deve ser apresentado de forma explicita, ou seja, na forma de uma questão. A apresentação do problema de pesquisa, no entanto, não deve ser muito extenso.
Além de explicitar o problema de pesquisa, neste tópico o aluno deve apresentar os principais elementosenvolvidos com o problema. Ou seja, trata-se de situar o problema de pesquisa e de apresentar como o mesmo se situa no debate acadêmico e/ou político. Ao contrário da Introdução, onde questões mais gerais devem ser apresentadas, neste tópico o texto deve estar focado unicamente no problema de pesquisa.

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA




Ao justificar a escolha do tema, o aluno...
tracking img