Bombril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Suponhamos que um consumidor brasileiro chegue em qualquer ponto de venda e peça por uma lã de aço, certamente o atendente ficará em dúvida sobre o produto procurado.
Agora, no mesmo contexto, suponhamos que este mesmo consumidor peça por "BOMBRIL".
No Brasil não existe lã de aço, ninguem sabe o que é isso. Para se comprar o produto, é preciso pedir por "BOMBRIL".
O nome é umamistura das palavras bom e brilho, exaltando as próprias qualidades da lã de aço e foi o primeiro produto da empresa.
Com o Slogan "POSSUI MIL E UMA UTILIDADES" e propagandas com o mesmo ator há mais de 30 anos, representando vários personagens , a BOMBRIL chegou a conquistar cerca de 90% do mercado brasileiro e o ator Carlos Moreno se tornou o simbolo e personificação da marca.

Contextohistórico
O final da década de 40 e início da década de 50 representam um período de grandes e complexas transformações tanto na esfera social, política e econômica que sugerem um perfil de " nova modernidade " no Brasil e no mundo.
A sociedade brasileira bem como todo o sistema internacional experimentam grandes mudanças provenientes de um desenvolvimento tecnológico e de um remanejamento das relaçõesinternacionais que permitia a países " subdesenvolvidos", como o Brasil, terem acesso, dentro de certos limites e determinados setores, a um razoável padrão de modernização industrial.
O governo de Juscelino Kubstchek, visava com o seu "Programa de Metas", modernizar o Brasil através da industria de base e de bens de consumo.
A sociedade brasileira adquire definitivamente sua feição urbana ,movida pela ideologia do desenvovimento e pela associação com capitais externos, com a instalação de um novo e sofisticado parque industrial. Pela primeira vez em sua história, as massas urbanas despontavam no cenário político e a cidade transformava-se, sem possibilidade de retorno, no centro decisório da vida nacional. Uma parte considerável da população passava a desfrutar de uma experiência socialcada vez mais próxima a dos habitantes dos maiores centros urbanos internacionais. Diminuíam as distâncias e aumentava a sensibilidade para as conquistas tecnológicas que repercutiam rapidamente na configuração do imaginário urbano e na própria conformação do cotidiano das grandes cidades. Os anos do pós-guerra já sugerem a possibilidade de uma guinada no sentido da inovação e em 1950, o Brasiljá tinha transmissões regulares de TV.

BOMBRIL - História da marca e Carlos Moreno, o "garoto Bombril"
História
É neste contexto de inovação social, política e econômica que em 1948, Roberto Sampaio Ferreira recebeu como pagamento de uma dívida, uma máquina de extração de esponjas de lã de aço, produto que até então era importado, caro e pouco acessível. Em 14 de Janeiro do mesmo ano, fundoua empresa Abrasivos Bombril, no bairro do Brooklin em São Paulo iniciando assim a fabricação da lã de aço revolucionando a vida das donas de casa que com um mesmo produto poliam panelas, limpavam vidros, azulejos e ferragens daí "1001 utilidades". Somente neste ano, foram vendidas 48 mil unidades que eram comercializadas soltas e tendo como diferenciação apenas a qualidade BOMBRIL.
Mais tarde,devido ao sucesso e a concorrência, o produto ganhou um pequeno selo vermelho e logo depois as lãs de aço foram acomodadas em caixas vermelhas de papelão com a figura de uma dona de casa limpando panelas, dando o "Bom Brilho" originando assim o nome do produto.


A diversificação de produtos e o surgimento do "garoto Bombril" - Umcaso de sucesso.
Entre 1961 e 1973, a BOMBRIL cresce e inicia a incorporação de outras empresas como a Companhia de Produtos Químicos – Fábrica Belém, detentora das marcas Sapólio e Radium, de saponáceos em pedra passando a desenvolver e aprimorar a linha Sapólio Radium, incluindo uma versão cremosa; a Indústria de Lã de Aço Mimosa Ltda, do Rio de Janeiro em 1972; a Q’Lustro, empresa que...
tracking img