Bombas de pistao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BOMBAS DOSADORAS DE PISTÃO - SÉRIE NSP/P









AS BOMBAS DOSADORAS OMEL NSP/P

São bombas de pistão de alta precisão com capacidades que podem ser variadas linearmente de 0 a 100%, permitindo dosar com errosmáximos de até 1 %.
Podendo ser usadas como bombas, medidoresde vazão e/ou elementos de controle, as bombas dosadoras depistão OMEL podem resolver uma enormevariedade de problemasno campo do processamento químico.
Como “elementos de controle final”, podendo ser elétrica oupneumaticamente controladas por instrumentos remotos ouautomáticos de controle de processo, oferecem, em relação àsconvencionais válvulas de controle, uma linearidade, precisão efaixa de aplicações superiores.
Desenhadas para operar com grande variedade de produtos químicos
e commateriais condizentes com os mesmos, satisfazemcompletamente as necessidades dos mais severos processosquímicos como bombeamento de lamas químicas, Líquidos viscosos,em temperaturas elevadas, corrosivos, inflamáveis, tóxicos, etc.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICASMECANISMO DE ACIONAMENTO E REGULAGEM DO CURSO DOPISTÃO

O redutor incorporado à bomba transfere o seu movimento de rotaçãoao excêntrico que,por sua vez, produz um movimento oscilante noconjunto regulador, o qual, através de vínculos mecânicos apropriados que o transformam em movimento alternativo, transmite-o aopistão da bomba.
O curso deste é alterado, variando a posição dahaste do regulador ao longo da rosca do parafuso de regulagem.
A capacidade naturalmente é modificada em razão direta ao curso dopistão. Assim, estandoo ponto (A) (vide fig. 1) na parte superior da rosca de regulagem, esta posição corresponderá a 0% da capacidade; e estando o ponto (A) (vide fig. 1) na parte inferior, esta posiçãocorresponderá a 100% da capacidade.
Naturalmente, a cada posição intermediária entre 0 e 100%, corresponderá uma porcentagem bemdefinida do curso do pistão e consequentemente da vazão.
A regulagem dacapacidade é efetuada seja com a bomba parada ou






















CABEÇA DE BOMBEAMENTO

Juntamente com o pistão, é a parte mais importante de qualquer bomba dosadora.
De acordo com a natureza do produto bombeado e das particulares
Características do processo, diferentes tipos de cabeças e váriascombinações de materiais foram por nós desenvolvidas e aplicadas.Maisuma vez torna-se valiosa a nossa experiência ao propormos a soluçãoadequada para cada caso.
As cabeças de bombeamentos são normalmentefornecidas com válvulas de retenção esféricas simples, duplas ou múltiplas.
Dependendo de particulares aplicações, podem ser montadas válvulas de retenção tipo disco ou cone, com ou sem carga por mola.
Grande versatilidade obteve-se no desempenho e nosmateriais das vedaçõesao pistão, podendo ser adotadas variadas formas construtivas e de materiaiscomo: gaxetas comuns de grafite, de PTFE, anéis em “V” deP TFE, etc.,lubrificadas pelo próprio Líquidoou por graxas especiais, e providas de anelde lanterna para permitir selagem, lavagem, etc.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DAS CABEÇAS DEBOMBEAMENTO

Na sua versão “standard”, as bombas são fornecidas comcabeça e pistão emaço inoxidável AISI 316 ou AISI 304 e vedação dos pistões com anéis de gaxeta teflonados e lubrificados indiferentemente pelo próprio Iíquido ou por graxa ou silicone neutro.
Podem ser usados também indiferentemente outros materiaiscomo: ligas de aço CrNiMo especiais com baixo teor de carbono (316L, 304L), ligas Hastelloy A,B,C, Alloy 20, Monel e materiais plásticos como PVC, PTFE(reforçado com fibra de vidro), polipropileno, resinas epoxy, etc.
Problemas dedesgaste dos pistões foram levados em consideração com a adoção detratamentos térmicos adequados ou revestidos com materiais de dureza elevada.
Em casos especiais, esferas, sedes e pistões em cerâmica podem ser adotados.

EXECUÇÕES ESPECIAIS

Para atender casos específicos, podem ser fornecidas versões tipo:...
tracking img