Bomba carneiro hidraulico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS-UNIFEB
ENGENHARIA MECÂNICA – QUÍMICA –PRODUÇÃO

















PROJETO INTEGRADO



BOMBA CARNEIRO HIDRAULICO




















EMERSOM ALVES VELOSO R.A. 513902
FERNANDO M. ARITA R.A. 514742
FLAVIO FELICIO R.A.514130
GERCINO STUQUE FILHO R.A 514611BARRETOS 2011

CARNEIRO HIDRAULICO




RESUMO


Temos por objetivo a construção de um protótipo denominado Carneiro Hidráulico ou Golpe de Aríete. Um instrumento simples e de grande valia, pois seu custo e muito baixo, outra vantagem que o Carneiro Hidráulico apresenta e que não necessita de nenhum combustível e nem mesmo de energia elétrica para seu funcionamento, pois elefunciona simplesmente com a força da gravidade.


Palavras-chave: Carneiro, Bomba, Aríete.



1- INTRODUÇÃO


O carneiro hidráulico é um dos dispositivos mais práticos e baratos usados para bombear água. Seu manejo e muito simples e quase não há necessidade de manutenção. O carneiro hidráulico é uma máquina muito simples que pode ser adquirido pronto no mercado ou ser construído como a queapresentaremos.
A bomba carneiro foi inventada por John Whitehurst em 1772, porém necessitava de um operador para fazê-la funcionar. A partir desta invenção os irmãos franceses Montgolfier tornaram o aparelho automático.
Na Idade média havia um instrumento de guerra chamado aríete que era constituído por uma tora de madeira reforçada e com uma cabeça de carneiro de metal em uma de suas extremidades.Esta arma era movida ritmicamente por soldados e era usada para golpear e derrubar portões ou muros de fortalezas.
A relação entre a arma aríete e o aríete hidráulico, vem justamente do fato de que a arma era usada para dar golpes, e quando a água escoa devido à gravidade por um cano e sofre uma interrupção brusca, também surge um golpe. E esse fenômeno é chamado “golpe de aríete”. Outro fatointeressante e que o aparelho em funcionamento emiti um som característico, semelhante ao golpe do animal, daí o nome Carneiro Hidráulico.
A bomba carneiro hidráulico utiliza este golpe de aríete para bombear água de um nível mais baixo para um nível mais alto. Utiliza a própria força da gravidade, para obter pressão suficiente para elevar uma quantidade de água para um reservatório a umadeterminada altura sem a necessidade de combustível fóssil ou uso de eletricidade.
É uma máquina de funcionamento automático capaz de aproveitar o efeito do “golpe de aríete” para bombear água. O “golpe de aríete” é um surto de pressão que ocorre em um tubo conduzindo água, cujo escoamento sofre uma interrupção brusca. E justamente este “golpe de aríete’’ que e utilizado para bombear água de um nívelmais baixo para um nível mais alto, ou seja e utilizada a própria força da gravidade, para obter pressão suficiente para elevar uma quantidade de água para um reservatório a uma determinada altura sem a necessidade de combustível fóssil ou uso de eletricidade.





2- O FUNCIONAMENTO DA BOMBA
Seu funcionamento a princípio parece desafiar as leis da gravidade, mas é muito simples: um fluxode água percorre um tubo de captação, atravessa o aparelho e quando atinge certa velocidade e pressão uma válvula se fecha, interrompendo bruscamente o fluxo de água.
Essa interrupção brusca do fluxo faz surgir o “golpe de aríete”, provocando um aumento de pressão no interior do conjunto e transformando a energia cinética da água em energia potencial gravitacional. Esse aumento de pressão ésuficiente para elevar a água para um reservatório a uma determinada altura. Seu rendimento é pequeno, porém como seu funcionamento é contínuo e a manutenção é pequena vale a pena investir nesta forma de economizar eletricidade.
Ao ser instalado o carneiro hidráulico tem a válvula de impulso fechada pela ação da pressão da água do tubo de alimentação, para iniciar a operação do carneiro hidráulico...
tracking img