On-teorias administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JOÃO LUIZ DO NASCIMENTO
FAETEC-FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA

ORGANIZAÇÕES E NORMAS- ADMINISTRAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS

CAROLINA RÉGIS DOS SANTOS Nº06
TURMA ED131
RIO DE JANEIRO, 2012.

“As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes.”
Augusto Cury
SUMÁRIO
1- Introdução;
2- A influência da Revolução Industrial na administração;
3- O Modelo deadministração Japonês e suas características;
4- Proposta Humanista de administração;
5- A administração de Taylor e Fayol;
6- Fontes.

INTRODUÇÃO
A pesquisa a seguir visa responder de maneira abrangente as seguintes perguntas propostas em sala de aula pelo orientador da disciplina;
* O que mudou na administração a partir da Revolução Industrial?
* Quais são as principaiscaracterísticas do modelo japonês da administração?
* Quais são as principais características da proposta humanista da administração?
* Taylor e Fayol são considerados pais da administração, porém seus estudos tiveram focos diferentes. Comente sobre as ideias de cada um.

A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ADMINISTRAÇÃO
Um novo conceito de administração da produção e da vida das comunidades foiprogressivamente implantando a partir da Revolução Industrial, acabando com os conceitos medievais e germinando a nova sociedade industrial que se foi desenvolvendo, criando novas ideologias políticas que geraram novos saltos qualitativos até aos tempos contemporâneos, constituindo a base da história do Homem e da sua vivência em comunidade; assim a administração passa a ser voltada para aindústria e para o trabalhador.

O MODELO DE ADMINISTRAÇÃO JAPONESA E SUAS CARACTERISTICAS
A administração japonesa nasceu no chão de fabrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento continuo. Com esta filosofia, agregada a permanente busca de conhecimentos e tecnologias avançadas de produção (controle estatísticode processos, planejamento de produção, engenharia de produtos) e aliados ao favorecimento da política econômica governamental, os produtos japoneses alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional.
Foi esta diferenciação que resgatou o foco da comunidade empresarial à área de produção, que até então era vista pelos outros setores na organização como um mistério insondável edesinteressante, barulhento, muitas vezes sujo, onde trabalhavam pessoas inexpressivas.
A partir disso, a gestão da produção passou a ser novamente incluída na discussão das estratégias do negócio. Buscou-se, então, adaptar o sistema de produção japonês a outros ambientes, desprendendo-o de sua origem na manufatura, buscando implementá-lo amplamente em qualquer tipo de indústria e em outros setores.São características básicas do Ohnoismo:
* JUST IN TIME – sincronização do fluxo de produção, dos fornecedores aos clientes
* KANBAN – sistema de informação visual, que aciona e controla a produção
* MUDA – busca da eliminação total de qualquer tipo de desperdício
* KAIZEN – busca do melhoramento continuo em todos os aspectos, portanto se refletindo na produtividade e na qualidade, sendoos círculos de controle da qualidade apenas um dos seus aspectos.

PROPOSTA HUMANISTA DE ADMINISTRAÇÃO
Inicialmente, tal prática pretendia compreender de que modo fatores ambientais, como a iluminação no local de trabalho, influenciavam a produtividade dos trabalhadores. Aos poucos, foi introduzindo outros elementos nas pesquisas, tais como integração do grupo, distanciamento menor entre a chefiae os operários, aumentos salariais e redução da jornada de trabalho.
Assim, se os trabalhadores mostrassem a seus chefes suas angústias maiores e mais frequentes, estas poderiam ser estudadas e ter seus efeitos diminuídos.
Delineando, temos como princípios básicos da Proposta Humanista :
* O nível de produção resulta da integração social e não da capacidade física do empregado.
* Os...
tracking img