Bolsa familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMAS SOCIAIS E SUA IMPORTANCIA NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DE SEUS USÚARIOS




RESUMO

O estudo em foco teve como objetivo analisar a atuação do Programa Bolsa família junto aos beneficiários do cras central monte serrate na cidade de Cotia/sp.A pesquisa foi realizada com os beneficiários do referido programa. As entrevistas foram realizadas em visitas domiciliares e atendimentos e reuniões socioeducativas. Discorreu sobre a questão da distribuição de renda no Brasil; abordou sobre as políticas públicas de transferência de renda e apontou o grau de impacto na melhoria da qualidade de vida dos beneficiários do programa.Concluiu-se que o grau de impacto na melhoria da qualidade de vida das famílias do programa tem sido satisfatório.
Os dados obtidos através da pesquisa de campo revelaram que muito embora 70% dos entrevistados tenham feito algumas críticas negativas em relação ao Programa, também reconhecem a relevância do mesmo. Constatou-setambém, a importância do Programa para toda a sociedade envolvida no contexto onde estão inseridas as famílias contempladas.

Palavras chave: A IMPORTANCIA DOS PROGRAMAS SOCIAIS NA VIDA DOS USÚARIOS.



ABSTRACT

The study focus was to analyze theperformance of the Bolsa family together beneficiaries of cras lot serrate in the city center Cotia / sp.
The survey was conducted with beneficiaries of the program. The interviews were conducted during home visits and emergency room visits and meetings socio. Discussed the issue of income distribution in Brazil; addressed on public policies to transfer income and noted the degree of impact onimproving
quality of life of the program beneficiaries. It was found that the degree of impact on the improving the quality of life of families the program has been satisfactory.
Data obtained through research has revealed that although 70% of respondents have made some bad reviews regarding the program, also recognize its relevance. It was also the importance of program for any companyinvolved in the context where families are inserted contemplated.

Keywords: social programs, scholarship family



1. INTRODUÇÃO

O Programa Bolsa Família, do Governo Federal, é o maior e mais ambicioso programa de transferência de renda da história do Brasil. O Bolsa Família nasce para enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a fome e a miséria, e promovera emancipação das famílias mais pobres
do país. Através do Programa o Governo Federal concede mensalmente Benefícios em dinheiro para famílias em situação de exclusão social, com renda per capita de até ¼ do salario mínimo por pessoa que associa se a transferência do beneficio financeiro ou acesso aos direitos sociais básicos.

O Bolsa Família criado pela Lei nº 10.836, de 9 dejaneiro de 2004, unificou todos os benefícios sociais (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio Gás) do governo federal num único programa. A medida visa dar mais agilidade na liberação do dinheiro a quem precisa, reduziu burocracias e criou mais facilidade no controle dos recursos, dando assim mais transparência ao programa.

Os programas de transferência de renda, além debeneficiar as famílias pobres, estão aumentando o dinheiro em circulação nos municípios. Em comparação com as transferências constitucionais obrigatórias, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Bolsa Família equivale a um adicional de repasse de 18,6% do FPM do conjunto dos municípios brasileiros. Ao se somar com os demais programas, as transferências de renda do governo federal...
tracking img