Bobina cruzada para tingimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 OBJETIVO
Pesquisar e descrever sobre as processo de tingimento de fios em Autoclave (Bobinas Cruzadas)

2 INTRODUÇÃO

Os Tingimentos Bobinas Cruzadas são denominadosprocessos por esgotamentos e são realizadas em máquina fechadas conhecidas como Autoclaves, e requer de alguns cuidados no operacional, na vedação do equipamento, bem como um eficiente sistema decirculação para garantir a igualização no tingimento.

3 PROCESSOS

3.1 Tingimento Autoclave “Bobinas cruzadas”.

O tingimento de bobinas cruzadas é realizado em processo por esgotamento, onde osubstrato (fio) permanece parado e o banho em circulação, é utilizado equipamento Autoclaves, que além de tingir, propicia realizar os processos completos: alvejamentos, lavação, etc.

Figura 1-Máquina de tingimento autoclave e seus produtos auxiliares


São tintos todos os tipos de fios e fibras sintéticas e naturais: algodão, poliéster, Poliamida (nylon),acrílico, lã e outros.
Figura 2 – Cones de fios tintos


Os fios antes do tingimento são enrolados em suportes cilíndricos ou cônicos, os quais podem ser rígidosou elásticos, porém devem ser perfuradas. O processo de enrolamento é realizado em bobinadeira ou rocadeiras ou conicaleira no processo de fiação, definindo assim o tipo de embalagem.

Figura 3 –Embalagens de cones cilíndricos e conicais



As embalagens são perfuradas para que o fio possa ser tinto de maneira uniforme e igualizado, sem que isso destrua oseu enrolamento durante o processo. Normalmente o fio não recebe lubrificação.

Figura 4 – Sistema de circulação do banho no tingimento


Osaparelhos para tingimentos de fios em bobinas cruzadas dispõem de uma “porta material”, contendo tubos perfurados fixados a uma plataforma inferior conectada ao tubo de alimentação do banho. Os...
tracking img