Gdfgds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

O objetivo deste estágio é aprender a técnica da enfermagem com bastante precisão, conhecendo o setor e as técnicas de trabalho de cada setor do Hospital Risoleta Tolentino Neves.

2- DESCRIÇÃO DO LOCAL

Inaugurado em 21 de setembro de 1998, durante o governo de Eduardo Azeredo, com um custo superior a 90 milhões de reais (provenientes dos Governos Estadual e Federal),o então Pronto Socorro de Venda Nova foi idealizado para garantir atenção à saúde na região Norte de Belo Horizonte. A intenção era possibilitar a regionalização do atendimento de urgência e emergência e a descentralização desses serviços com o objetivo de criar uma rede integrada de cuidado.

Localizado a uma distância de 17 km da região hospitalar de BH, o Hospital foi construído em umterreno de 28 mil m² na confluência de dois dos principais corredores de trânsito de Belo Horizonte: as avenidas Dom Pedro I e Cristiano Machado. Ele ocupa 22m² de área construída e é composto por um edifício central com um andar térreo e mais seis andares.

O Hospital possui uma população referência estimada em 1,1 milhões de pessoas, incluindo os residentes dos Distritos Sanitários Pampulha, Norte eVenda Nova e dos municípios vizinhos de Ribeirão das Neves, Vespasiano, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Confins,  Esmeraldas, Jaboticatubas, Contagem e São José da Lapa.

Transferência de Gestão

Gerenciado desde a sua inauguração pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), o Hospital funcionou durante oito anos com 24 leitos de suporte em Clínica Médica e 10 leitosde cuidado intensivo para adultos ofertando atendimento de urgência referenciada na clínica de adultos e para demandas espontâneas nas especialidades de traumato-ortopedia ambulatorial.

Com o objetivo de promover o pleno funcionamento do Hospital e de implantar uma nova forma de gestão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) publicou, em 2005, o Edital de Concurso de Projetos para celebraçãode Termo de Parceria entre o Governo de Minas Gerais e uma Organização da Sociedade Civil de Direito Público - OSCIP, tendo como objeto o gerenciamento e a execução das atividades e serviços de saúde a serem desenvolvidas na unidade.

Foram apresentadas seis propostas para gerenciamento do Hospital algumas vinculadas a universidades do setor privado. A vencedora foi a Universidade deAlfenas/MG - UNIFENAS - com um projeto que não se concretizou.

No final de 2005, a SES/MG modificou a proposta de gerenciamento no sentido de constituir um parceiro público e convidou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para assumir a gestão do Hospital, estabelecendo, a partir de então, um processo de negociação e definição dos princípios e diretrizes político-técnico e operacionais capazes deviabilizar tal parceria.

Desde 1998, a UFMG desenvolve no Hospital das Clínicas (HC/UFMG) uma experiência pioneira na área de gestão hospitalar. Ele se destaca no cenário nacional entre os hospitais universitários, especialmente no que se refere ao processo de reorganização interna com a reformulação do modelo de gestão e de inserção no Sistema Único de Saúde (SUS). O HC/UFMG constitui-se comoparceiro fundamental no sistema de urgência/emergência e em diversas linhas de atenção, reordenando o atendimento ambulatorial e hospitalar na perspectiva da integralidade da assistência.

Tendo como referência tal perspectiva, a Universidade, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) aceitaram assumir a gestão do Hospital Risoleta Tolentino Neves - novo nome do Pronto-Socorrode Venda Nova, ratificado pela da Lei Estadual nº. 15079/ 2004.

Ao assumirem esse projeto, UFMG e FUNDEP promovem uma ampliação do seu papel social nas políticas públicas de produção da saúde e do ensino em saúde, aumentando sua integração com a sociedade e com o SUS. Vale destacar que a parceria entre SES/MG, UFMG/FUNDEP sempre representou um campo privilegiado para ampliação e qualificação...
tracking img