Processos da industria quimica - fertilizantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Departamento de Engenharia de Química
Disciplina: Processos da Indústria Química
Profª.: Drª. Luiz Márcio Poiani

Fertilizantes



São Carlos, 2˚ semestre de 2009
1. Introdução
Fertilizantes são compostos minerais ou não-minerais com a função de fornecer nutrientes à planta. São dezesseis os elementos químicos chamados essenciais para asplantas:
I - Elementos químicos não-minerais: carbono, hidrogênio e oxigênio. Encontrados na atmosfera e na água em abundância, participam diretamente do metabolismo do vegetal.
II - Os elementos químicos minerais são encontrados no solo e podem ser divididos em:
- Macronutrientes primários: nitrogênio, fósforo e potássio.
- Macronutrientes secundários: cálcio, magnésio e enxofre.
-Micronutrientes: boro, cloro, cobre ferro, manganês, molibdênio e zinco.
Todos os elementos são fundamentais para o bom desenvolvimento da planta, entretanto os macronutrientes primários tornam-se escassos no solo antes dos demais, pois são exigidos em maiores quantidades.
Existem duas categorias de fertilizantes:
I - Orgânicos — os estercos, turfas, lixos e resíduos da fermentação vegetal.
II -Inorgânicos ou Fertilizantes Químicos — os mais usados e produzidos pelas indústrias de fertilizantes: sulfato II. de amônio (SA), superfosfato simples (SSP), cloreto de potássio (KCL), monofosfato amônico (MAP), superfosfato triplo (SST), difosfato amônico (DAP), uréia e nitrato de amônio.
A Figura 1 apresenta, em forma de fluxo, a cadeia de produção de fertilizantes químicos (MacronutrientesPrimários).
A despeito da sua importância econômica, os fertilizantes são considerados insumos agrícolas de baixo valor agregado, necessitando de produção em grande escala, rigoroso controle de custos e, principalmente, logística eficiente. As empresas que dispõem de matéria-prima, possibilitando a verticalização da produção, gozam de uma importante vantagem competitiva
Figura 1 - Fluxograma daProdução de Fertilizantes

2. Histórico
Aqui será explicado como se deu a evolução da utilização e produção de fertilizantes no mundo. Inicialmente, no primeiro tópico, em ordem cronológica, e de forma resumida será apresentado o histórico dos fatos relevantes no mundo que levaram a utilização do fertilizante como é conhecida hoje. No segundo tópico será apresentado o histórico, em fases, de comoa indústria de fertilizantes chegou ao Brasil.
2.1 Histórico no Mundo
A atividade de agricultura começou a cerca de 10.000 anos
3000 a 200 A.C.: civilizações começam a usar dejetos animais e cinzas de plantas como adubo.
200 A.C. a 500 D.C: referências sobre os tipos de solo adequados para produção de diferentes produtos.
1650: Johann Glauder descobre origem do Salitre (Nitrato de Potássio).Aumento da produção em plantações tratadas com o salitre.
1767: Theodore de Saussure nota a influência dos sais minerais e nitratos do solo no crescimento das plantas
1803: Sir Humphrey Davy publica o livro “Elements of Agricultural Chemistry” sobre o crescimento e nutrição das plantas.
1824: Justus von Liebig, o Pai da Industria de Fertilizantes. Lei de Liebig o crescimento das plantas édeterminado pelo elemento presente no solo na mínima quantidade adequada, de maneira mais simples. Isso quer dizer que as plantas crescem de acordo com os elementos encontrados no solo. Conclusão: só adicionar NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) que as plantas cresceriam mais.
1918: Fritz Haber, Nobel de Química pela síntese de amônia a partir do hidrogênio e nitrogênio, representando assim ainvenção dos fertilizantes químicos para agricultura
1931: Karl Bosch, Nobel de Química pelo desenvolvimento de métodos para tratamento químico com alta pressão. Produção de fertilizantes em larga escala
2.2 Histórico no Brasil
1ª FASE(1950-1974)
A evolução do setor foi motivada pela importação de fertilizantes e de suas misturas. A indústria de nitrogenados teve seu início em 1954, com a...
tracking img