Surgimento da ind stria t xtil brasileira

12983 palavras 52 páginas
1 INTRODUÇÃO

Não se sabe ao certo quando que o uso de roupas por parte do ser humano começou. Mas acredita-se que o uso de roupas por parte do homem começou e se espalhou provavelmente para providenciar proteção contra fatores naturais e por aparência. Um caçador pré-histórico poderia usar a pele de um urso para mantê-lo quente e/ou como um sinal de força, bravura e habilidade como caçador. Na Rússia, em 1988, Arqueólogos identificaram agulhas primitivas, feitas com ossos e marfim, que foram feitas há mais de 30 mil anos. Acredita-se que ao final da Idade da Pedra, há 25 mil anos, o uso de roupas já fosse corrente e que a técnica de fabricação de fios já tenha sido dominada, usando pelos de animais como a ovelha ou fiapos de certas plantas como o algodão. Técnicas na produção de roupas melhoraram com o passar do tempo, permitindo eventualmente a conectar pedaços de pele entre si e, assim, formar peças de roupas mais elaboradas.
A historia assim documenta que as primeiras fibras têxteis foram o linho e o algodão, no campo vegetal e a lã e seda de origem animal.
O linho com seus oito mil anos de historia surgi nas planícies áridas tão usadas no Egito, já o algodão desde a pré-história, originou se na Índia deixou de ser a tempo branca e rustica e passou a ser fina e cheia de cores e vida. A lã também muito cultivada usada como proteção pelo homem na antiguidade, na era pré-colombiana, nos Andes, ameríndios já utilizavam a lã para tecelagem de tecidos de grandes larguras.
A seda nascia no Oriente, China, persa, bizantina, a seda foi o fascínio de muitos povos até sua chegada à Itália, á Espanha e França, determinando luxo a monarquia. A historia entre os seres humanos e os tecidos, se confunde com o processo de evolução e a produção dos tecidos é tão importante quanto o alimento, pois contribui para nossa humanização, o que nos difere racionalmente dos animais.
O tecido é usado na decoração do vestuário, na mobília, no transporte e etc. A indumentária marca e

Relacionados