Bmw vermelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Imagem 1 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

ANEXOS 11

INTRODUÇÃO

Este presente trabalho irá discutir em seu decorrer os elementos que são envolvidos quando se trata de Sistema Público de Saúde o SUS no Brasil e no município de Coari; um assunto bastante expostos no dia-a-dia de todos nós brasileiros, realidade no qual em muitoscasos queríamos que fosse diferente, mas também tem a finalidade de descrever seus aspectos positivos.

DESENVOLVIMENTO

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceitoampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.
A saúde no Brasil é um assunto bastante discutido, pois é através do SUS que a população recorre quando tem algum problema de saúde quando não se tem condições financeiras para se tratar em um hospital particular, trabalhadores informais e apopulação sem vínculo empregatício se viram como podem. Os planos privados servem só a quem pode pagar uma mensalidade; atualmente 36 milhões de pessoas, 19% dos brasileiros. E com o crescimento da população, cidades completamente povoadas cresceram também o número de pessoas que procuram tratamento no SUS, causando assim filas enormes para o atendimento em postos de saúde e hospitais públicos de todo oBrasil, a situação fica ainda mais complicada quando as verbas do governo não chegam para essa área, tanto por desvio, quanto pela falta de recursos, mas também em muitas cidades os recursos chegam e a população é beneficiada, mas em outros casos acabam acontecendo como mostra a imagem 1.

.
Imagem 1: Fila para atendimento no SUS
Fonte:http://envolverde.com.br/saude/saude-publica-saude

A Controladoria Geral da União (CGU) analisou os repasses de verba a 1.341 municípios desde 2003. Juntos, receberam cerca de R$ 1,5 bilhão de reais, porém R$ 586 milhões foram desviados ou mal aplicados, para evitar essa vazão de dinheiro gasto desnecessariamente, o Ministério da Saúde criou a Fundação Estatal, que vai criar mecanismos para garantir mais eficiência aopadrão de gerenciamento dos hospitais brasileiros. segundo dados do portal do Ministério da Saúde.
"A saúde é um direito de todos", como afirma a Constituição Federal. Naturalmente, entende-se que o Estado tem a obrigação de prover atenção à saúde, ou seja, é impossível tornar todos sadios por força de lei.
Todos devem ter igualdade de oportunidade em usar o sistema de saúde; como, no entanto, oBrasil contém disparidades sociais e regionais, as necessidades de saúde variam. Por isso, enquanto a Lei Orgânica fala em igualdade, tanto o meio acadêmico quanto o político consideram mais importante lutar pela equidade do SUS.
A atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos. As necessidades de saúde das pessoas devem ser levadasem consideração mesmo que não sejam iguais às da maioria.
O controle social, como também é chamado esse princípio, foi melhor regulado pela Lei nº 8.142. Os usuários participam da gestão do SUS através das Conferências de Saúde, que ocorrem a cada quatro anos em todos os níveis, e através dos Conselhos de Saúde, que são órgãos colegiados também em todos os níveis. Nos Conselhos de Saúde ocorrea chamada paridade: enquanto os usuários têm metade das vagas, o governo tem um quarto e os trabalhadores outro quarto.
Descentralização político-administrativa de que os Governos Estaduais e Municipais têm autonomia de gestão sobre programas e projetos, é dividir as responsabilidades das ações e dos serviços, ou seja, SUS existe em três níveis, também chamado de esferas: nacional, estadual e...
tracking img